Uma equipe de pesquisadores descobriu uma nova espécie de tubarão “fantasma”, com olhos brilhantes. A descoberta ocorre décadas depois de uma fêmea grávida morta da mesma espécie ser encontrada na costa da Austrália Ocidental. A revista Journal of Fish Biology publicou o estudo em 23 de abril.
O animal havia sido identificado erroneamente. Ele só foi classificado como uma nova espécie depois que os cientistas revisaram as caixas de ovos armazenadas por anos em um museu. A espécie recém-descoberta foi batizada Apristurus ovicorrugatus, que é derivado do latim para a palavra ovo, “ovi”, e “corrugatus”, que significa corrugado (enrugado). Trata-se de uma referência às caixas de ovos corrugadas que levaram à descoberta do tubarão fantasma. A. ovicorrugatus também possui íris brancas brilhantes e incomuns.
“Esta não é uma característica comum para uma espécie de águas profundas, e apenas uma outra espécie, Apristurus nakayai, da Nova Caledônia e Papua Nova Guiné, compartilha esta característica”, disse o principal autor do estudo, Will White, da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, em entrevista ao portal Live Science.
Sobre o tubarão fantasma
Apristurus é um gênero de tubarão-gato. Eles são conhecidos como tubarões fantasmas ou demoníacos e pertencem a um dos gêneros de tubarão mais diversos do mundo, com cerca de 40 espécies conhecidas.
Enquanto a maioria das espécies de tubarões dá à luz filhotes vivos, o restante é ovíparo (que põem ovos). As caixas de ovos, também conhecidas como bolsas de sereia, geralmente possuem longos tentáculos, que permitem que se prendam a algas ou rochas.