Na costa da Flórida, nos Estados Unidos, tubarões sob efeito de cocaína jogada no mar por traficantes começaram a atacar banhistas com maior frequência.
Os cientistas classificam a situação como “preocupante”. Ao largar as drogas no mar, os traficantes provocam “um pequeno desastre marinho”, que deixa tubarões e outros animais “enlouquecidos e famintos”.
As autoridades relatam que criminosos despejam pacotes com drogas no oceano para buscarem mais tarde, ou até escaparem das fiscalizações policiais.
Conforme o site Surfer.com, apenas em junho, a guarda costeira encontrou mais de 6 mil quilos de cocaína no Caribe e no Oceano Atlântico.
Leia também: “Enorme tubarão é resgatado depois de ficar preso nas areias da praia”
Resultados de investigações dos “tubarões cocaína”
Durante uma investigação sobre o assunto, o biólogo marinho Tom Hird avistou um tubarão-martelo e um tubarão-areia se comportarem de maneira “bizarra”.
Hird suspeitou que eles ingeriram alguma substância estranha além de cocaína. Os estudos revelam uma possível ingestão de metanfetamina e cetamina. As duas substâncias são capazes de alterar o comportamento dos peixes.
Para ver se as substâncias haviam sido ingeridas, os pesquisadores colocaram pacotes com pó de peixe concentrado no fundo do mar, para ver se eles eram atraídos. Eles foram surpreendidos quando os predadores nadaram em direção aos sacos.
Leia também: “Marinheiros encontram espécie rara de tubarão com mais de 4 mil dentes”
Até o momento, os cientistas não sabem se os tubarões realmente consomem a droga, se tinham sido atraídos pelo cheiro de comida ou se a substância tem algum efeito neles.
“Não sabemos realmente como os tubarões reagem à cocaína”, afirmou Tracy Fanara, no documentário Cocaine Sharks, apresentado pelo canal Discovery. “Isso pode torná-los mais dóceis, isso pode desacelerar o movimento deles.”
No mesmo documentário, o biólogo Hird explica que é quase certo a substância deixar os tubarões mais agitados e, consequentemente, mais agressivos.
Imagina a Miriam LEITOA À TOA , COMO SEMPRE CHEIA DE COCA, VENDO O TAL TUBARÃO: ” ME MORDA COM ESSA BOQUINHA LINDA”!
A famosa larica…