O Conselho Eleitoral da Turquia confirmou, nesta segunda-feira, 15, que o atual presidente do país, Recep Tayyip Erdoğan, disputará o segundo turno com o líder da oposição, Kemal Kılıçdaroğlu. O segundo turno é inédito no país e está marcado para 28 de maio.
Nas eleições do domingo 14, Erdoğan conquistou 49,51% dos votos. Já o líder da oposição obteve 44,88%. Sinan Oğan, da direita nacionalista, ficou na terceira posição, com 5,17% dos votos. Agora os dois primeiros colocados terão 15 dias para conquistar a preferência do público.
O Partido Republicano do Povo, do qual Kılıçdaroğlu faz parte, acusou o governo de obstruir votos. “Há urnas que foram contestadas 11 vezes”, observou. “Não vamos permitir que isso seja um fato consumado.”
Atual presidente da Turquia está no poder há nove anos
Erdoğan está no poder desde 2014. Antes, ocupou o cargo de primeiro-ministro por 12 anos. Ele também foi prefeito de Istambul.
O político é fundador do Partido da Justiça e Desenvolvimento, conhecido pela sigla AKP. A sigla foi fundada em 2011 por uma ala reformista do Partido da Virtude. Erdoğan liderou o AKP em 2002, 2007 e 2011.
“Sairemos vitoriosos da eleição do dia 28, aumentando a taxa de votos que conquistamos no dia 14, e esperamos alcançar um sucesso histórico”, afirmou Erdoğan. “Começamos a trabalhar para o dia 28 de maio a partir de hoje, alinhados com nossa visão da Turquia: dizendo ‘não pare, continue’.”
É só o atual presidente da Turquia mandar trazer as urnas brasileiras que ele vence disparado.