Oleksiy Danilov, conselheiro de Segurança Nacional da Ucrânia, disse ao The Times, nesta segunda-feira, 3, que o Ocidente deve se preparar para o colapso e a desintegração da Federação Russa, que falhou ao tentar reviver a União Soviética.
O secretário disse que a cúpula do presidente Putin com o ditador da China, Xi Jinping, confirmou que a Rússia está fraca e arrisca desmoronar. O encontro entre os líderes aconteceu em março.
“O Ocidente não conhece a Rússia, e tem medo da fragmentação na Rússia”, disse Danilov. “Mas esse processo já está em andamento.”
O ucraniano disse que o colapso, que ele classifica como “espetacular”, deve acontecer dentro de três, cinco ou sete anos. “É um processo histórico, e você não pode parar a história.”
Depois de um ano da invasão, o Kremlin se concentrou na pequena cidade de Bakhmut, em Donetsk, o “oblast”, ou condado, que a Rússia e seus aliados locais tentam tomar desde 2014.
No entanto, o conflito não gerou ganhos para nenhum dos lados, e a guerra foi ofuscada por discursos diplomáticos e alianças: a visita de Xi Jinping a Moscou, uma tentativa de fortalecer a posição de Putin no confronto das duas nações com os EUA, e o anúncio de Putin de que retornaria armas nucleares para Belarus.
Danilov disse que esses devem ser vistos como sinais de fraqueza da Rússia, não de força, e que o fracasso de Putin em dominar Kiev e Kharkiv na invasão inicial foi um golpe mortal contra Moscou e pode gerar o colapso da Rússia.
Assim como a União Soviética se desfez mais rapidamente do que o Ocidente esperava, a Rússia perderia o controle, não apenas das partes do leste da Ucrânia que ocupa, mas também da Abkházia, a república separatista pró-Rússia da Geórgia e no Cáucaso, explicou o secretário.
A Rússia já perdeu seu poder sobre aliados da Ásia Central, disse Danilov. A China está de olho nas consequências para o extremo oriente siberiano da Rússia, onde já existem grandes populações chinesas.
“Deixar a China tomar território russo será perigoso para o Ocidente, porque, ao solucionar um problema, eles criarão outro”, disse Danilov. “Precisa haver passos iniciais do Ocidente agora.”
Tom Cruise: “- Zelenksi é o ator mais bem pago do mundo: US$18 bilhões”. Concordo.
Se o conselheiro de segurança da Ucrânia disse isso no jornal britânico The Times, isso tem tanta credibilidade quanto os jogos lucrativos que o Carlinhos Maia recomenda.
“Conselheiro de Segurança Nacional ucraniano disse que o colapso deve acontecer dentro de três, cinco ou sete anos.”
Na minha avaliação, deve acontecer dentro de nove, onze ou dezessete anos.
Mera propaganda. Acho que o Ocidente é que se deve preocupar com uma provável desintegração da Ucrânia em breve.
Uma coisa é muito certa, a China não dá dinheiro pra ninguém sem esperar lucrar no futuro recebte, como já faz na Africa.
Lula poderia ir de surpresa no front com bandeirinhas da Ucrânia nas costas e da Rússia no peito, quem sabe acaba com a guerra
A China apenas observa russos e ucranianos se matando. Em breve, suas tropas tomarão a Sibéria de uma Rússia arruinada por uma guerra fútil. E assim a China vai dominando o mundo, um pedaço de cada vez.
Se a Rússia quiser acabar com a guerra basta usar um milionésimo do seu arsenal nuclear. O ocidente sabe disso e morrem de medo deste momento.
Bota essa também lá no inquérito das fake do xandão.
lula, “o cara”, de pau, vai resolver isto em um bar tomando uma cervejinha com Putin e Zelensky😂🤨😂
É bem lógico este pensamento. Tomara que aconteça em mais curto espaço de tempo.
Não sei até onde vai a paciência russa, fazendo guerra de procuração com o ocidente, com o arsenal de bombas guardado.
Não é bom provocar.