A Ucrânia conseguiu realizar no último fim de semana a maior ofensiva sobre a região de Donbass, no leste ucraniano, controlada pelos invasores russos na guerra entre os dois países. O ataque com artilharia e mísseis visou depósitos de armas e bases militares.
Maior cidade de Donbass, Donetsk recebeu a maior intensidade de artilharia desde o início do conflito, em 24 de fevereiro. Segundo o prefeito local, Aleksey Kulemzin, indicado pelos russos, cinco civis morreram durante o bombardeio.
A ofensiva ucraniana também teria destruído o 1º Corpo do Exército, nome oficial da força militar da separatista e autoproclamada República Popular de Donetsk.
Um terço de Donbass é controlado pela Rússia desde 2014, com a invasão anterior no leste da Ucrânia. Mesmo assim, as forças russas não conseguiram desalojar as tropas ucranianas dos arredores imediatos de Donetsk em quase quatro meses de combates.
Questionado sobre a dificuldade na região na última semana, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que um ataque frontal a posições ucranianas perto de Donetsk causaria muitas baixas e pediu paciência.
As autoridades da Ucrânia solicitaram repetidamente aos parceiros ocidentais o fornecimento de mais e melhores armas, particularmente sistemas de defesa aérea contra mísseis russos. Embora a Eslováquia tenha enviado um antigo aparato do gênero, projetado pelos soviéticos, nenhuma arma de potências europeias ou dos Estados Unidos chegou até agora.
O governo da Alemanha havia prometido no mês passado entregar o moderno sistema de defesa aérea Iris-T, que poderia proteger uma cidade de grande porte. No entanto, o aparato deve demorar algumas semanas até ser deslocado ao território ucraniano.
Que ótimo os russos provarem do próprio veneno. Imperialistas bastardos e incompetentes, é o que são.
Tem um fanfarrão brasileiro que se auto declarou, “”QUE SUA ESPECIALIDADE É MATAR “, nem que este verme poderia ir ajudar a Ucrânia..
Ele é especialista em matar sim, só que inocentes, COMO FEZ NA PANDEMIA..
Vagabundo criminoso miliciano preguiçoso e mentiroso. Kkkkkk
Canhotinha, vá dar seus chiliques lá prá sua turma do 247, sua babaquinha. Esses comentários seus por aqui só faz é encher o saco.
Misericórdia…..isso é doença…. impressionante…
É levar a velha junto