Prestes a completar um ano e quatro meses de confronto, a Ucrânia busca realizar contraofensivas para tentar retomar os territórios invadidos pela Rússia. Um dos responsáveis por levar esse plano adiante tem nome: o general Valerii Zaluzhnyi.
O comandante-em-chefe da Ucrânia tem 49 anos de idade e até recentemente não era conhecido por pessoas de fora do círculo militar. Contudo, em decorrência dos últimos embates, sua popularidade agora rivaliza com a do presidente do país, Volodymyr Zelensky.
Leia mais: “Rússia anuncia ‘eleições’ em territórios ocupados da Ucrânia”
Zaluzhnyi é conhecido como um “comandante ambicioso e moderno”, que “não apresentava ar de superioridade” com seus subordinados. Por suas características e avaliações, foi indicado diretamente por Zelensky contra a invasão promovida por Vladimir Putin.
Na Ucrânia, o general Valerii Zaluzhnyi surge como esperança na batalha contra a Rússia
Analistas dizem que a capacidade do general de reavaliar situações delicadas e demonstrar flexibilidade no campo de batalha forneceu uma vantagem considerável para os ucranianos sobre o exército russo.
Leia também: “Putin afirma que armas nucleares em Belarus são alerta ao Ocidente”
Outras análises mostram que comandantes como Zaluzhnyi podem ser responsáveis pelas conquistas da Ucrânia na guerra. Uma delas é a possível retomada de territórios perdidos para Moscou.
#TeamRussia
Vá para a Ucrânia levantar sua hashtag em uma bandeira, fanfarrão!!!