O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta sexta-feira, 30, que seu país apresentou formalmente um pedido para se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
“A Ucrânia foi e continua sendo líder nos esforços de negociação”, disse Zelensky, em vídeo divulgado nas redes sociais. “Foi nosso Estado que sempre ofereceu à Rússia um acordo de coexistência em termos iguais, honestos, decentes e justos.” O presidente ucraniano alega, no entanto, que a pacificação do conflito é “impossível com este presidente russo”. “Ele não sabe o que é dignidade e honestidade”, afirmou. “Portanto, estamos prontos para um diálogo com a Rússia, mas com outro presidente russo.”
Relacionadas
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, revelou oficialmente nesta sexta-feira que anexaria as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia. O anúncio ocorre depois de os moradores das regiões votarem para se juntar aos russos. O referendo, que as autoridades locais disseram ter sido manipulado por soldados russos, ocorreu no início desta semana, com resultados aparentemente desequilibrados a favor de Moscou.
“Os falsos referendos do Kremlin são um esforço inútil para mascarar o que equivale a mais uma tentativa de apropriação de terras ucranianas”, disse o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, em comunicado emitido na quinta-feira 29. “Para ser claro: os resultados foram orquestrados em Moscou e não refletem a vontade do povo da Ucrânia.”
Relacionadas
Os Estados membros da Otan enviaram milhares de soldados para países vizinhos da Europa Oriental em fevereiro, depois que Putin ordenou a invasão. Os EUA enviaram quase US$ 10 bilhões em assistência civil e militar para a Ucrânia nos últimos meses.
Sim, Ucrânia na OTAN! 🇺🇦
A (DES) UNIÃO EUROPÉIA CAMINHA A PASSOS LARGOS PARA MAIS UMA GUERRA GERAL NO CONTINENTE. JÁ VIMOS ESTE FILME SENDO PROJETADO NAS DUAS GRANDES GUERRAS.
Quem está provocando toda essa tragédia é o aprendiz de Hitler, o criminoso e incompetente Putin. Os russos estão correndo da luta mais que os italianos na segunda grande guerra.