O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mandou um recado a Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 11. A mensagem foi compartilhada nas redes sociais um dia depois de o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, se encontrar com Zelensky.
“Eu enfatizei que o único plano capaz de deter a agressão russa na Ucrânia é a Fórmula Ucraniana para a Paz”, escreveu no Twitter o presidente ucraniano. “Nós discutimos a possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina. Eu espero continuar a dialogar com o presidente Lula e recebê-lo na Ucrânia”, afirmou.
Críticas de Lula
A viagem de Amorim à Ucrânia ocorreu em meio às críticas do Ocidente pelas declarações recentes de Lula sobre a guerra com a Rússia. O petista havia dito que a responsabilidade pela invasão era de ambos os países. Lula também acusou os Estados Unidos e a Europa de “incentivar a guerra” e defendeu a criação de um grupo de países dispostos a buscar a paz na região.
No encontro com Zelensky, o assessor de Lula chegou a repetir que “será necessário que os dois lados cheguem à conclusão de que o custo da guerra é maior do que o custo de certas concessões”, segundo Amorim.
No entanto, conforme o próprio Zelensky, só existe um único plano para a paz na região, e o país não está disposto a fazer concessões de territórios aos russos. Desse modo, a ideia de Lula de que o Brasil teria uma “fórmula” para a paz foi desfeita pelo presidente ucraniano hoje.
O bebum acha que tudo se resolve tomando cachaça
A viagem de Lavrov ao Brasil foi importante no sentido de avaliar a sinceridade das intenções declaradas de Lula de continuar a desenvolver laços com a Rússia. Afinal, o comércio bilateral atingiu o recorde histórico de US$ 9,8 bilhões durante o mandato de Jair Bolsonaro apesar da guerra por procuração OTAN-Rússia em curso na Ucrânia. Logo, a base sobre a qual Brasil e Rússia se comprometeram a aprofundar suas relações, foi construída em parte por Bolsonaro, que por sua vez deu continuidade ao caminho traçado por Dilma Rousseff e Michel Temer.
Lula por sua vez, um dia antes da visita de Lavrov ao Brasil, em uma declaração conjunta com Joe Biden ao acordo do Brasil em apoiar uma resolução anti-russa na Assembleia Geral da ONU, disse que Putin supostamente não teria interesse na paz. Por causa desta declaração fria, Lavrov, passou explicando a posição de Moscou aos parceiros brasileiros sobre o conflito na Ucrânia e seu desejo de encerrá-lo “o mais rápido possível”.
E como nada é tão ruim que não possa piorar, Brasil deve receber da Ucrânia um presente de grego chamado Andrei Melnyk. Trata-se do ex-embaixador da Ucrânia na Alemanha conhecido por seus abusos verbais e admirador de Stepan Bandera – líder nacionalista ucraniano da ala terrorista de extrema direita da Organização dos Nacionalistas Ucranianos.
É isso!
Kkkkkkkk…. Bem feito!!!
O cara não está mandando nem no Brasil como presidente e que opinar em outros países vai entender esse Zé cachaceiro..
Um ladrão bancando o estadista.
A realidade é: Lula não consegue paz nem aqui no Brasil, pois é o primeiro a declarar “guerra” e ódio aos seus adversários políticos (vide como se refere ao Moro e aos apoiadores de Bolsonaro); e vem com essa falácia de propor grupo de paz ??!?
Não age e nunca agiu com coerência, esse OPORTUNISTA! O que ele quer mesmo é se aparecer e posar de “bom moço” pra ver se é indicado para o Nobel da Paz. Vejam só que cara de pau!!! Se apruma, sujeito… Ninguém é idiota de não saber as tuas intenções!!!
Com 25% de votos nenhum jumento entra na lista de candidatos a Nobel.
A Ucrânia está a anos luz do entendimento de Lula, do amor à pátria.
Lula só ama a si mesmo.
Luladrão não tem competência nem intelectualidade para entender as palavras de Zelensky. “Dulce et decorum est pro patria mori “.
NÃO É A TOA QUE O TERMO DE BOÇAL PARA DESCREVE-LO MELHOR É SEMPRE APLICADO A ELE.
ESSE LADRÃO É UM FANFARRÃO ÚNICA COISA QUE SABE FAZER É ROUBAR,ROUBAR E ROUBAR E COMPRAR SEUS ADVERSÁRIOS MAIS NADA,BANDIDO CORRUPTO.
A paz do Lula significa a Ucrânia ceder parte do território dela para a Rússia. É a mesma coisa que o seu vizinho tomar um pedaço do seu terreno e no final, pra acabar a briga, um terceiro vizinho diga pra você deixar pra lá em troca da paz. Ou seja, estaria dando razão para o invasor.
Triste, lamentável a senilidade de Lula. Já não basta o vexame pelo qual passamos no Oriente Médio, quando Lula tinha a solução para a crise palestina?
Não ouviu o resto da proposição de acordo de paz?
É como se definisse que na “granja” ao lado montasse uma base militar do ocidente! Kkkk
O Celso Amorim é que será laureado pelos russos!
=== Zelensky 1 x Lula 0 ===
Se nem com seu aliado ditador do Irã o descondenado conseguiu atenção (sobre o conflito nuclear que o Irã provoca há muito), não seria com um herói ucraniano que o charlatão irá impor suas cretinices.
Mesmo que os socialistas odeiem a competição de um mercado livre, são eles que mais incentivam a competição bélica e nuclear.
LULA entende muito é de roubo….(LADRÃO) ³!
Não é só uma questão territorial, pelo “plano de paz” do Lula, a Ucrânia teria de abandonar parte do seu povo nas mãos da Rússia. Só um psicopata aconselha isso.
No fundo o Lesa-Pátria da Silva só queria patrocinar uma viagem para o “chanceler” mesmo que seja para um país em guerra.
Celso Amorim foi um diplomata medíocre, que ficou encostado na extinta Embrafilme até a chegada do governo do PT, comandado pelo semianalfabeto LulaC. Foi ele o responsável pela abertura de dezenas de “embaixadas para embaixadores,” que dão tremendo gasto para o país até hoje.
Ué? Um cara invade sua casa e você põe a responsabilidade nos vizinhos que querem que você fique com sua casa?
PHODAX o que nós “achamos” ! A Rússia INVADIU o território ucraniano.
Eu adoro ver um Homem que foi taxado pela Imprensa Vermelha de “comediante fracassado” sendo muito mais SÉRIO do que aquele que os “jornalismo vermelho do Brasil” tentou dizer que era íntegro, honesto e relacionava-se muito bem no exterior…
#UCRANIALIVRE!
E PENSAR QUE O LULA GANHOU AS ELEIÇÕES, LEGITIMAMENTE!!!!!
ARRE ÉGUA!!!
Lula não irá à Ukrania, ele é um covarde que se borra de medo
Anão diplomático, fois Israel que afirmou primeiro?
Esse Celso Amorim é um piadista…um paliacci de 5ª categoria!
Perdendo tempo com um cachaceiro e corrupto
E aí Molusco : Está satisfeito com a resposta ?
Quem manda abrir a boca e cuspir estrume. Dá nisso.
Mas o Lula, sabe tudo. “Quando um não quer, dois não brigam”, tese de doutorado da sua escola da vida, que provavelmente aprendeu ouvindo a vovó ou a mamãe, boa senhora, que, por sinal, segundo ele, “nasceu analfabeta”. Ele tenta aplicar essa fórmula mágica a um conflito internacional no mundo dos adultos. Quer mostrar ao mundo, que ele conhece o velho ditado e eles não. Além disso, tudo pode ser resolvido em uma mesa de bar, tomando uma cervejinha, como já ensinou mais de uma vez. Grande Lula. Se ao menos conseguisse parar de incentivar conflitos no país onde foi posto para governar, já seria muito bom.
Grande Osmar Martins. Perfeita análise. Infelizmente O Cara, que depois Barack Obama descobriu que não era aquilo que ele pensava, vive rodeado de pilantras, alguns inexpressivos mas barulhentos e outros com poderes constitucionais que poderiam promover a paz na política interna MAS preferem promover o caos.
Enquanto isso o pinguço de Garanhus vai vivendo de aplausos e risos falsos por suas basófias e cretinices.