Por meio de nota, bloco europeu agradeceu o país por permitir a repatriação de cidadãos europeus e se colocou à disposição para coordenar ações com o governo brasileiro
A União Europeia (UE) e a Noruega, Albânia, Geórgia, Macedônia do Norte e Sérvia agradeceram ao Brasil por deixar os seus aeroportos abertos durante a pandemia do coronavírus. A Europa é o continente mais atingido, por essa motivo, Trump proibiu voos entre os Estados Unidos e o continente no último dia 13.
Na nota divulgada, o bloco europeu afirma que agradece ao Brasil: “por sua iniciativa de manter seu espaço aéreo aberto ao tráfego aéreo internacional permitindo aos nacionais estrangeiros não residentes, ingressados no território brasileiro em estadia temporária, regressar aos seus países de origem ou de residência, no contexto da pandemia da covid-19”.
A UE diz ainda que está à disposição das autoridades brasileiras para coordenar ações de repatriação de brasileiros e de cidadãos europeus de áreas afetadas pelo coronavírus.
Por fim, a nota afirma que a União Europeia e todos os estados que assinam a nota: “reiteram seu empenho em manter a frutífera colaboração com a República Federativa do Brasil, nesta fase de uma crise de amplitude que só pode ser ultrapassada com esforços comuns da comunidade internacional”.