A Comissão Europeia (CE) aprovou nesta sexta-feira, 15, um projeto que visa a incentivar o financiamento de hidrogênio verde, cuja eletricidade aplicada provém de fontes renováveis. A decisão traz um alívio aos países da União Europeia (UE), que estavam pressionados pela disparada no preço do gás natural. Quase R$ 30 bilhões serão investidos nessa iniciativa.
O projeto, que envolve 15 países da UE, determina o financiamento de infraestrutura e de pesquisas para o uso do hidrogênio verde. O plano prevê a construção de eletrolisadores (dispositivos que permitem produzir o elemento químico) para uma produção anual de 10 gigawatts de energia.
Até o fim desta década, UE quer produzir 10 milhões de toneladas de hidrogênio verde e importar a mesma quantidade do exterior.
“Promover o desenvolvimento e a implantação de hidrogênio limpo na Europa é essencial para nossa segurança energética, para nossa descarbonização e para a competitividade de nossa indústria”, disse Thierry Breton, comissário da CE, em comunicado. “A Europa tem a visão e o poder de fogo para alcançar a liderança industrial em tecnologias verdes estratégicas.”
O anúncio ocorre no momento em que a UE procura cortar sua dependência do gás natural russo e acelerar o fornecimento e o uso de hidrogênio verde, visto como uma peça-chave para ajudar a descarbonizar as indústrias mais intensivas em energia, como aço e cimento.
Leia também: “Os ecoterroristas”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 121 da Revista Oeste
Porcos hipócritas. Tão queimado muito carvão aí Macrona ?
Quando leio esse tipo de reportagem , lembro da decada de 90 que muitos países produziam suas proprias energias entre outras coisas. Depois que houve a tal globalização todos ficaram um dependo do outro , ou seja que é mais forte faz o mais fraco depender totalmente de seus produtos
A ilusão continua, para produzir o hidrogênio verde vão usar energia eólica ou fotovoltaica e água. Mas a fabricação dos equipamentos para a geração da energia é convencional e a matéria prima usada, a água, pode ficar mais escassa para outros usos.
ITAIPI produz 14 Giga. Trabalham, trabalham, trabalham e estão 30 – 40% atrás de nossa gigante. Apenas dela ! ( foras as outras ). E ainda querem nos ensinar a ser verdes, rs, rs, rs.
# ITAIPU
A) a produção deste hidrogênio “verde” precisa de energia elétrica preta; B) o princípio básico da Termodinâmica diz que energia não se produz, mas se passa de uma forma para outra. Portanto, mais um blá blá blá para inglês ver.
10 ANOS PARA PRODUZIR A metade do necessário? Irão comprar do Brasil ou voltarão a comprar energia da Rússia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vão se ferrar.
Esses imbecis se aferram em tecnologias alternativas para produção de energia, como se fossem a última esperança do planeta. Isso daí é apenas mais uma das tantas opções coadjuvantes para a fonte principal no caso daqueles países europeus que é a energia nuclear. Eles não tem outra alternativa e não admitem isso, então que continuem com essa insanidade.