Nesta segunda-feira, 26, a União Europeia anunciou o início de uma ação legal contra a farmacêutica AstraZeneca por não ter um plano confiável para o fornecimento de vacinas contra a covid-19. Contratualmente, a empresa deveria entregar 300 milhões de doses do imunizante no primeiro semestre de 2021, entretanto, em 12 março, a companhia informou que conseguiria cumprir apenas o envio de um terço da quantidade combinada.
A vacina fabricada pela AstraZeneca foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. No Brasil, o imunizante é envasado pela Fundação Oswaldo Cruz. Por meio de um contrato de transferência de tecnologia, a entidade brasileira está adquirindo capacidade de produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo do produto — estratégia que deve permitir a fabricação 100% nacional do produto.
Não importa, entre AstraZeneca e a outra que estão aplicando no Brasil, esperarei a primeira, a segunda já provou na minha família que não funciona (meus pais se contaminaram após segunda dose e foram a óbitos).