Na onda da integração da América Latina, os ditadores de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontraram na quarta-feira 25 em Caracas.
A intenção era uma reunião bilateral em Buenos Aires, onde foi realizada a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na terça-feira 24. Maduro também teria uma reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, alegando falta de segurança própria, o venezuelano não compareceu.
Em Caracas, recebeu Díaz-Canel com honras militares no aeroporto internacional Maiquetía Simón Bolívar. A chegada do cubano e de sua mulher, a deputada Cilia Flores, foi transmitida pela emissora estatal VTV.
#EnVideo📹| Jefe de Estado, @NicolasMaduro recibe visita del Presidente de la República de Cuba, @DiazCanelB para afianzar los acuerdos de cooperación entre ambas naciones. #BastaDeBloqueoCriminal pic.twitter.com/QElp9ZyVbA
— VTV CANAL 8 (@VTVcanal8) January 25, 2023
Nas redes sociais, os ditadores, cujos países vivem em crise econômica e humanitária, com fuga em massa da população, publicaram fotografias e elogiaram-se mutuamente,
Díaz-Canel escreveu que “é sempre reconfortante voltar à pátria de Bolívar e Chávez” e relatou “o aprofundamento dos laços de solidariedade e cooperação que nos unem”.
Siempre conforta volver a la Patria de Bolívar y Chávez.
Con el hermano Presidente @NicolasMaduro sostuve un encuentro de trabajo breve pero muy provechoso para nuestra relación bilateral 🇻🇪🇨🇺 y la profundización de los vínculos de solidaridad y cooperación que nos unen. pic.twitter.com/HM6XxtCVF4— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) January 26, 2023
Maduro mencionou “os laços históricos e revolucionários” entre os dois países.
Grato y productivo encuentro con el hermano Presidente de la República de Cuba, @DiazCanelB. Una reunión para analizar las luchas de los pueblos de América Latina y el Caribe, y fortalecer los lazos históricos y revolucionarios que nos unen. ¡Siempre será bienvenido! pic.twitter.com/pfxEpDg170
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) January 26, 2023
Cuba e Venezuela têm sido aliados políticos e econômicos desde que a chamada revolução bolivariana chegou ao poder em 1999. A partir de 2000, a Venezuela tornou-se o principal fornecedor de petróleo bruto para a ilha. Um acordo prevê preços preferenciais em troca de serviços médicos e educacionais.
A última vez que Maduro e Díaz-Canel tinham se encontrado, ao menos publicamente, foi em maio de 2022, quando Maduro viajou a Havana para a cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA).
O que há de mais podre reunidos. Se não abrirmos o olho, em breve estaremos iguais a eles.
🤡
ESSE ENCONTRO TEM POR FINALIDADE MANIPULAR O LULA E EXPLORAR O MÁXIMO POSSÍVEL DOS NOSSOS RECURSOS FINANCEIROS E DELES EXTRAIR PROPINAS PARA O BEM DA ESQUERDA LATINOAMERICANA.
Tristes Trópicos.
Estão todos rindo como bandidos soltos, a vaca leiteira voltou de forma inexplicável e será a salvação desses ditadores …
O encontro dos ditadores, cujos países vivem em crise econômica e humanitária, com uma diáspora em massa da população. Esta é uma ótima explicação do que acontece qdo o Comunismo Ditatorial toma conta do pais. O Comunismo, é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância, à profecia da inveja. Sua virtude inerente é uma divisão igual da miséria. Somente a alta cúpula do regime vive na opulência de palácios com o saqueamento dos recursos da nação.
O Brasil esta neste caminho, vamos ficar calados olhando e sofrendo enquanto nossa Liberdade e Propriedade que são os frutos do nosso trabalho, são roubados pelos parasitas petralhas, ou saimos do estoicismo e colocamos um fim ao despotismo do Tirano brasileiro.
Deveriam ser presos por formacao de quadrilha. Uma pena que a real condicao de vida nesses paises nao faca parte da grade curricular das universidades publicas do Brasil que nao fazem outra coisa a nao ser elogiar e incentivar os jovens, que ai estudam com o dinheiro de nossos impostos, como é bom o comunismo. Faltaram ao encontro os demais narco-traficantes da america latrina e o representante do PCC que infelizmente nao pode comparecer por estar em processo de mudanca para Brasilia onde ficara mais proximo para assessorar nossos ministros em questoes de seguranca institucional. Nosso lula apoia a ditadura mas vive com a palavra democracia na boca rolando de um lado para outro como charuto de bebado.