Lula quer unificar pensamento político na América Latina

Presidente disse que, por ter a maior economia do continente, o Brasil deve cuidar dos países vizinhos
-Publicidade-
Lula pensamento único
Lula pensamento único | 'O Brasil deve ser muito generoso com seus aliados', disse Lula | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira, 25, que quer a unificação do pensamento político na América Latina. A declaração foi proferida em Montevidéu, no Uruguai, durante uma cerimônia que o homenageou.

“De todos os presidentes que estavam lá, só encontrei um que ajudou a fundar a Celac”, disse Lula. “Fizemos uma boa reunião. Vamos trabalhar muito seriamente na perspectiva de unificar em pensamento político e ideológico, em coisas práticas, a nossa querida América Latina.”

O presidente cumpriu agenda no Uruguai e afirmou que, depois da reunião na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na terça-feira 24, na Argentina, ficou inspirado em “unificar a América Latina”.

O petista disse que o Brasil é a “maior economia do continente” e, por “deter conhecimento científico e tecnológico”, deve cuidar com “carinho” dos países vizinhos. “Como vocês sabem, o Brasil tem de ser muito generoso com seus aliados”, considerou.

Durante o encontro com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, Lula alegou que está “totalmente de acordo” com a proposta do governo do Uruguai de “renovar” o Mercosul. Defendeu, contudo, uma negociação do Mercosul com a China, para tratar de um possível acordo comercial.

Na Celac, Lula argumentou que os países latino-americanos e caribenhos têm uma “clara contribuição” a ser dada “para a construção de uma ordem mundial pacífica, baseada no diálogo, no reforço do multilateralismo e na construção coletiva da multipolaridade”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

19 comentários Ver comentários

  1. Como bom comunista, vai fazer caridade com o pires alheio. Nada nunca do seu próprio cofre.

    “O petista disse que o Brasil é a “maior economia do continente” e, por “deter conhecimento científico e tecnológico”, deve cuidar com “carinho” dos países vizinhos. “Como vocês sabem, o Brasil tem de ser muito generoso com seus aliados”, considerou.”

    Conhecimento científico e tecnológico de que?

    Só se for de fraudar e saquear a nação e pilhar o próprio povo.

  2. Olavo explicando a admiração mórbida da esquerdalha pelo Lula.

    “Todo comunista sério sabe que o Lula merece uma estátua. Como falar mal do homem que deu dinheiro às Farc, a Cuba, ao Chávez, a Angola, etc. e simplesmente salvou o movimento comunista da morte por inanição?”

  3. A América LaTINdo já é puro lixo e como os nazistas faziam em Auschwitz só falta nos cremar e usar como adubo para produzir milho e soja pros chineses.

  4. 1 – Ao mesmo tempo que esse imbecil diz ter 30 milhões de esfomeados em seu país (?) e que sua ministra, uma maluca irresponsável dizer que são 120 milhões de esfomeados, então por que cargas d’água ele ainda diz que vai abrir os cofres do BNDES para financiar os seus amigos comunistas da tal da CELAC? E logo de cara, diz que vai liberar algo em torno de 600 milhões de dólares para os “europeus que vieram de barco” da Argentina para a construção de um gasoduto? Tem que ser muito canalha esse…todos sabem o que ele é.
    2 – Agora vem esse idiota com toda aquela pompa, apenas fazendo papel de palhaço dizer que vai unificar todo o continente sul-americano, uma espécie de simón bolívar e logo de cara tomou uma tralitada do pequeno Uruguay e o Maduro já disse que se for implantada a URSAL, a sede dessa porcaria será em Caracas e ele é quem será o primeiro-ministro vitalício da organização e que esse molusco cachaceiro será apenas mai um peão subalterno que terá apenas a obrigação de enviar dinheiro para los hermanos.
    Isso tem futuro? Eu acho que não. Porém do que tipo de povo que está sob sua custódia, tenho minhas dúvidas.

  5. O plano deste megalomaníaco é tornar-se o líder supremo do bloco socialista do hemisfério sul.
    Ocorre que não tem estatura moral e política para tal.

  6. Mente pervertida. Não tem nem idade e nem capacidade de fazer isto. Primeiro terá que desmantelar as FA, depois, empobrecer os Brasileiros, por ultimo, venezuelar o Brasil.

  7. NÃO ESTAMOS DANDO CONTA DE RESOLVER NOSSOS PROBLEMAS E EL LOCO QUERENDO SALVAR LOS OTROS.
    APREGOA QUE ENCONTROU PAÍS QUEBRADO E A 1ª GRANDE OBRA SERÁ, GASODUTO PARA SU HERMANO FERNANDEZ.

  8. Esse é o espírito da Democracia doas mentes doentias dos esquerdistas!
    Todos maus, por consequência de suas limitações cognitivas, complexos, amoralidades e desejo de subjugar quem não é como eles.
    Caso possível, desconsiderariam formalmente mais da maioria dos brasileiros (milhões de pessoas) que não apoiam seus distorcidos pensamentos da realidade, até mesmo os exterminariam da face da Terra.
    Mas não podem, por óbvio. Daí se comportam como Randolfe Rodrigues, um dos idiotas mais proeminentes, tentam obstar tudo que não é de seus interesses na Suprema Corte ora aparelhada por eles.
    As FA abandonaram, pelo menos por agora, suas funções institucionais e compromissos com o povo e para com o Brasil.
    O povo brasileiro de bem (não doentiamente mau de esquerda), segue sozinho sua guerra contra esses fatais débeis mentais para qualquer sociedade!

  9. Ah, sim. Isso está na ata do Foro de São Paulo, datada de 1990, escrito de outro jeito. Me diga agora, Luiz Inácio, o que a China tem a ver com iss…. ops, não precisa.

  10. Ele quer contribuir o dinheiro confiscado dos frutos do nosso trabalho com outros países. Isso porque somos ricos, temos mais tecnologia e temos um estupido como presidente, mas ele não diz, como ficam os 120 milhões de miseráveis famintos do Brasil?

  11. .Financiar canalização de gás de xisto na Argentina é proteger o meio ambiente?
    .A Petrobrás está reinjetando muito gás nos poços porque não tem tubulação.
    .O gás devia custar menos de 30 reais o bujão.

    Financiar ditadores, traficantes, assassinos, sequestradores…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.