Lúcio Aneu Sêneca foi filósofo, escritor e político romano. Nasceu em Córdoba, atual Espanha, por volta de 4 a.C. E morreu em 65 d.C, em Roma.
Ele é representante do estoicismo, filosofia que ensina como os seres humanos podem prosperar em ambientes adversos. A ideia é tornar seus adeptos mais fortes diante das dificuldades.
Sêneca trata da felicidade, da preparação para a morte e das desilusões. E tenta responder a um dos enigmas mais antigos da história da humanidade: como ter qualidade de vida, se há pouco tempo para viver?
A seguir, algumas doses (amargas) do pensamento de Sêneca. As frases constam no livro Sobre a Brevidade da Vida.
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/sqLo6C2WGi0/hqdefault.jpg)
Viver é diferente de existir
“Não há motivo para pensares que alguém viveu longamente só por causa dos cabelos brancos ou das rugas: ele não viveu longo tempo, mas existiu longo tempo. É como se pensasses que navegou muito quem uma terrível tempestade surpreendera na saída do porto, impelindo-o para um lado e outro sob ventos furiosos de diversas direções, e fazendo-o deslocar-se em círculo pelos mesmos lugares. Ele não navegou muito, mas foi muito fustigado.”
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/h6oI99l3Xfk/hqdefault.jpg)
Há tempo para todas as coisas
“Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito. A vida é longa o bastante e nos foi generosamente concedida para a execução de ações as mais importantes, caso toda ela seja bem aplicada.”
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/zXaVFhV6fEQ/hqdefault.jpg)
A vida segue seu próprio ritmo
“Ninguém vai devolver-te de novo a ti mesmo. A vida segue a trajetória que iniciou e não retrocede ou detém seu curso. Não fará tumulto nem advertirá sobre sua velocidade: deslizará em silêncio. Ela não se prolongará por ordem de um rei, nem pelo favor do povo; transcorrerá do modo como foi determinada desde seu primeiro dia, não sofrerá nenhum desvio, nenhum retardo. O que irá acontecer? Tu estás ocupado, a vida se apressa; nesse ínterim, a morte irá chegar, para a qual, querendo ou não, terás de ter tempo.”
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/RMOybeUplvs/hqdefault.jpg)
A angústia dos ociosos
“Brevíssima e demasiado angustiosa é a vida daqueles que se esquecem do passado, negligenciam o presente e temem o futuro. Quando chegam a seus momentos derradeiros, tardiamente compreendem, os infelizes, que por tão longo tempo estiveram ocupados em não fazer nada. Não há motivo para julgar que eles levam uma longa existência com base no argumento de que algumas vezes invocam a morte: atormenta-os a ignorância sobre suas emoções instáveis e que incidem exatamente sobre aquilo que lhes causa medo; é por isto que com frequência anseiam pela morte: porque a temem.”
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/iYIEMQQi_jc/hqdefault.jpg)
O problema da procrastinação
“Pode haver algo mais insensato do que o pensamento de algumas pessoas? Digo aquelas que se jactam de sua prudência. Estão empenhadamente ocupadas para que possam viver melhor; planificam sua vida com dispêndio de vida. Dispõem seus planos num longo prazo. Ora, mas a maior perda de vida é a protelação: esta nos arranca um dia após o outro, rouba-nos o presente enquanto promete o futuro. O maior obstáculo à vida é a expectativa, que fica na dependência do amanhã e perde o momento presente.”
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/XERzcHg5v_M/hqdefault.jpg)
O remédio para os transtornos passionais
“Fabiano, que não era um desses filósofos de cátedra, mas um daqueles verdadeiros e antigos pensadores, costumava dizer que contra os transtornos passionais é preciso lutar com força, não com argúcias, e repelir uma frente de ataque não com pequenas escaramuças, mas com uma investida dura; esses transtornos deveriam ser esmagados, não sofrer meras escoriações. No entanto, para que àquelas pessoas se repreenda o seu desatino, deve-se instruí-las, não simplesmente lamentá-las.”
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/l1xsoTrvDnM/hqdefault.jpg)
PERFEITO!!!!
Se eu fosse um filósofo, recomendaria a meus discípulos a cautela de, em tudo na vida, entrar apenas pelas pontas dos dedos, jamais dar a mão toda, pois assim corremos o risco de sermos arrebatados e lançados no precipício. Até com a filosofia devemos agir assim, retirando dela apenas os pequenos conceitos, pra evitar nos perdermos em divagações vazias. A própria Bíblia nos dá uma dica: “Sim, sim, não não”. Virando a moeda de lado, trago aqui um velho ditado popular: “Sim é não, talvez é nunca”.
Chega em muito boa hora toda essa sabedoria estóica. Mais do que nunca, neste momento em que como Seneca, estamos para ser sentenciados a morte — em vida escravizada — pelo imperador Nero tupiniquim, tb por sua tirania e excentricidade. Espero que depois desses dois mil anos, alguma coisa tenhamos aprendido com Seneca que foi assassinado por Nero. Que a serenidade se mantenha dentro de cada Patriota em frente aos quartéis, nos jornalistas independentes, nas pessoas de bem. Que haja muita paz interior para a tomada de atitudes necessárias para que não se repitam com o povo brasileiro o mesmo que sofreu Seneca. Força, paz interior, serenidade e coragem para aceitar o que não se consegue mudar, mas energia suficiente para lutar por dias melhores e justiça. Sempre! Que nunca venhamos a ser entitulados de povo Senacales, por exemplo. O tempo urge!
Vai aqui uma frase atribuída também a, na minha opinião, ao maior génio atual, Albert Einstein, para nós brasileiros, lá vai: DUAS COISAS SÃO INFINITAS A BURRICE HUMANA E O UNIVERSO, SE BEM QUE COM RELAÇÃO AO UNIVERSO AINDA TENHO DUVIDAS.
Com a situação atual, creio que estamos aprendendo estas lições na prática mesmo.