A União Europeia se manifestou com contundência nesta quarta-feira, 27, depois do anúncio de que a Rússia cortaria o fornecimento de gás para Polônia e Bulgária. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que a medida representa uma chantagem contra o bloco de países do continente.
A companhia estatal de gás russa Gazprom suspendeu completamente o fornecimento de gás para a Bulgaraz (Bulgária) e a PGNiG (Polônia) em razão da ausência de pagamento em rublos, uma exigência recente do governo da Rússia.
A medida é considerada uma retaliação ao bloco, devido às sanções do Ocidente contra a Rússia, em meio ao conflito em andamento na Ucrânia.
“O anúncio da Gazprom é outra tentativa da Rússia de nos chantagear com gás”, afirmou Ursula von der Leyen, em comunicado em nome da União Europeia nesta quarta-feira.
“Estamos preparados para este cenário. Estamos mapeando a nossa resposta coordenada da União Europeia. Os europeus podem confiar que estamos unidos e solidários com os membros afetados.”
Polônia e Bulgária também se posicionaram sobre a crise, manifestando que a suspensão significa uma quebra do contrato da Gazprom com as companhias de gás locais. Já o presidente polonês, Andrzej Duda, anunciou que vai tomar medidas legais contra o corte.
Em contato com a imprensa russa nesta quarta-feira, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que “vários países” já aceitaram a obrigação de pagamento em rublos, sem especificar quais estão nessa lista.
A Rússia informou também que todos os parceiros comerciais foram notificados mais uma vez sobre as novas condições, afirmou Peskov.
Atualmente, a Rússia é a maior exportadora mundial de gás natural liquefeito e responde por 45% das exportações para a União Europeia, com fornecimento significativo para países como Alemanha, por exemplo. Os russos lideram o comércio global nesse nicho, acompanhados de Catar e Irã.
Não é chantagem.
Putin já dissera que sem pagamento em rublos em contas abertas em bancos russos, sem gás.
Retaliação? Óbvio q é.
A Ucrânia foi invadida pq ela se rendeu ao comunoglobalismo, aos grupos Azov, aos laboratórios biológicos, às negociatas do partido demoniocrata americano e à velha corja europeia q tomou a liberdade e prosperidade do mundo.