Os incêndios que assolam o sudoeste da Turquia deixaram pelo menos oito pessoas mortas e obrigaram turistas e moradores a deixarem a região às pressas. São pelo menos 130 focos de queimadas espalhados pelas cidades de Manavgat, Marmaris e Bodrum. Devido à gravidade do cenário, a União Europeia (UE) enviou aviões para lutar contra as chamas.
⚠️| A Turquia precisa de apoio internacional urgente! 112 focos de incêndios se alastram a 5 dias e estão destruindo a fauna e a flora, matando pessoas, deixando milhares de desabrigados. O país não consegue conter as chamas e pede socorro. #helpturkey
pic.twitter.com/bThvx5VzSw— Burcu Özberk Br (@burcuozberkbr) August 1, 2021
Duas aeronaves Canadair, da Espanha, e uma da Croácia foram enviadas nesta segunda-feira, 2, para ajudar as autoridades turcas. “A União Europeia é totalmente solidária à Turquia neste período difícil”, declarou o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic. “Nossos pensamentos estão com o povo turco, que perdeu entes queridos.”
Histórico de incêndios
A Turquia sofre os piores incêndios em pelo menos uma década, com cerca de 95 mil hectares queimados em 2021, contra uma média de 13,5 mil no mesmo período entre 2008 e 2020, de acordo com dados oficiais.
Leia também: “Incêndio florestal na Califórnia já atinge o Estado de Nevada”