Países com turismo mais forte, como a Grécia, querem voltar a receber logo estrangeiros, enquanto a Alemanha se fechou até 31 de agosto
A Comissão Europeia propôs nesta quarta-feira uma reabertura gradual das fronteiras da União Europeia a países de fora do bloco a partir de 1º de julho.
Apesar de alguns países já terem iniciado a flexibilização e a reabertura econômica há algum tempo, a Alemanha se manterá fechada para países de fora do bloco pelo menos até 31 de agosto.
As propostas para a abertura a países estrangeiros devem começar a ser apresentadas ainda esta semana, segundo o vice-presidente da comissão, Josep Borell. De acordo com ele, “um certo número de princípios e critérios” vão ter de ser respeitados, baseados em uma estratégia comum dos países membros.
A proibição de viagens não essenciais à União Europeia está em vigor desde 17 de março devido à pandemia de coronavírus e deve durar até 15 de junho. Ocorreu de maneira coordenada entre os Estados membros e a Comissão Europeia.
No final de semana passado, 27 ministros do Interior concordaram em abrir progressivamente os países a outros Estados de fora do espaço Schegen e da UE.
A comissária para Assuntos Interiores do bloco, Ylva Johansson, apontou que os países não estavam todos de acordo sobre os critérios para a reabertura na semana passada.
Países que dependem economicamente mais do turismo como a Grécia, por exemplo, estão mais propensos a fazerem a reabertura do que outros.
A Alemanha decidiu, ainda nesta quarta, que manterá as fronteiras abertas apenas para membros da UE, do espaço Schegen e para o Reino Unido até 31 de agosto.
“Nós estamos bastante conscientes que vários cidadãos querem viajar novamente para fora da Europa, assim que for possível”, afirmou o ministro de Assuntos Estrangeiros alemão, Heiko Maas. “O momento em que viagens para fins turísticos poderão novamente ser justificadas dependerá da evolução da pandemia”. Para ele, se o vírus chinês der sinal de enfraquecimento em setembro, a decisão pode ser modificada.
Será que a partir de 31 de Agosto eu poderia ir visitar meu noivo na Suécia por 2 meses? Iria com Passagem de ida e volta e tenho nosso apartamento e endereço fixo.
Agradeço a atenção
Kareen Paiva