A Universidade de Cambridge anunciou nesta terça-feira, 5, que conseguiu recuperar dois cadernos de anotações preenchidos pelo naturalista Charles Darwin. Os materiais históricos estavam desaparecidos havia 22 anos.
A biblioteca da universidade britânica recebeu os dois cadernos em uma sacola rosa, que continha um bilhete anônimo com a mensagem lacônica: “Feliz Páscoa”.
“Me sinto alegre”, afirmou a bibliotecária Jessica Gardner, que recebeu o pacote, em declaração para a BBC. “Os cadernos estão em segurança, estão em boa condição e estão em casa.”
Cambridge calcula que os exemplares valham uma pequena fortuna. Os blocos de notas datam do final da década de 1830, depois que Darwin voltou das Ilhas Galápagos. Em uma página, o naturalista desenhou um esboço fino de uma árvore, que ajudou a inspirar sua teoria da evolução e, mais de 20 anos depois, se tornaria uma teoria central em seu trabalho inovador A Origem das Espécies, de 1859.
The ‘stolen’ #TreeOfLife notebooks belonging to Charles Darwin have been returned to Cambridge University Library @theUL!
Dr Jessica Gardner @CamUniLibrarian tells us more about their mysterious recovery and what happens next: https://t.co/bSkIfENusD#DarwinAppeal
— Cambridge University (@Cambridge_Uni) April 5, 2022
Os manuscritos foram vistos pela última vez em novembro de 2000, depois de um pedido interno para removê-los do cofre das coleções especiais da biblioteca para ser fotografados.
Depois de alguns anos de sumiço, a biblioteca de Cambridge avisou a polícia para reportar um possível roubo. A Interpol chegou a ser acionada. Apesar da devolução, autoridades locais avisaram que a investigação vai seguir em andamento.
Acho que nesses cadernos está descrita a pior mutação descoberta por Darwin: a que resultou no petista atual!
Enquanto aqui no Haiti, com um desgovernante, corno assassino, poria fogo, porque pensa com o intestino.
Depois que o Museu Britânico reformulou os termos de sua exposição sobre Darwin, para ficarem politicamente corretos, resta saber se vão levar a público os originais…