A usina nuclear de Chernobyl foi dominada pelas Forças Armadas da Rússia nesta quinta-feira, 24. “É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura depois de um ataque dos russos”, afirmou Mykhailo Podolyak, assessor do gabinete presidencial da Ucrânia.
https://twitter.com/allisgoodm8/status/1496923232926056452
Mais cedo, Podolyak acusou a Rússia de cometer atos terroristas no local. “Há dados operacionais que mostram que a Federação Russa quer cometer um ato terrorista na usina nuclear de Chernobyl e causar uma catástrofe ambiental poderosa”, salientou. “Isso muda a imagem do que está acontecendo na Ucrânia. Está claro que a Rússia não quer só derrubar o governo ou substitui-lo por fantoches. Quer, também, causar destruição máxima na Ucrânia.”
O presidente do país, Volodymyr Zelensky, foi na mesma linha. “As forças de ocupação russas estão tentando capturar Chernobyl”, acusou. “Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. Essa é uma declaração de guerra contra toda a Europa.” Naquele ano, trinta e um trabalhadores da usina e bombeiros morreram depois do desastre de Chernobyl. As mortes ocorreram principalmente em virtude de doenças agudas causadas pela radiação, como o câncer.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, o ataque russo poderá causar outro desastre ecológico. “Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl poderá ocorrer novamente”, afirmou o chanceler, Dmytro Kuleba.
Leia mais: “Rússia X Ucrânia – De que lado você está?”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 97 da Revista Oeste
Deus salve a Ucrânia e o rosto do mundo dessa insensatez da Rússia.
Eles tomaram Chernobyl para fazer fotos e enviar aos saudosos russos que sonham com a volta da URSS.