As autoridades ucranianas não sabem quais são os níveis de radiação na usina nuclear de Chernobyl.
Segundo o ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, desde que a estrutura foi tomada pelas tropas russas, em 24 de fevereiro, não foram emitidas novas informações às autoridades locais.
Ele disse nesta quarta-feira, 9, que a Ucrânia também não tinha controle sobre o que estava acontecendo na usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada por 400 soldados russos desde sexta-feira 4.
Na usina de Chernoby, a eletricidade foi cortada, segundo a Ukrenergo, operadora de energia da Ucrânia.
A usina nuclear “foi totalmente desconectada da rede elétrica”, advertiu, em comunicado nas redes sociais, acrescentando que as operações militares significam que “não há possibilidade de restaurar as linhas”.
Ontem, o órgão de vigilância atômica da ONU disse que a usina de Chernobyl não estava mais transmitindo dados para a agência, expressando preocupação com a equipe ucraniana, que trabalha sob a guarda russa na instalação nuclear.
Mais de 200 funcionários técnicos e guardas permanecem presos no local, trabalhando desde a tomada do poder pelos russos.
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, “disse que a transmissão remota de dados dos sistemas de monitoramento instalados na central nuclear de Chernobyl foi perdida”, segundo a agência.