Declaração foi dada em Roraima, onde se encontrou com refugiados venezuelanos e com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, subiu o tom contra o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e disse: “vamos tirá-lo de lá”.
A declaração foi dada nesta sexta-feira, 18, durante visita ao Brasil. Ele foi à Boa Vista, em Roraima, onde se encontrou com refugiados venezuelanos e com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
LEIA MAIS: EUA proibirão ‘downloads’ de TikTok e WeChat no domingo
“Não devemos esquecer que ele está destruindo seu próprio país e também é um traficante de drogas. Está impactando na vida dos Estados Unidos, mas vamos tirá-lo de lá”, disse o secretário de Estado.
Pompeo afirmou que os Estados Unidos querem “representar as pessoas da Venezuela” e que a missão do país é “assegurar que a Venezuela tenha uma democracia”.
Em reação à visita, o ditador Nicolás Maduro afirmou que o secretário de Trump está em uma “viagem de guerra contra a Venezuela”.
US$ 30 milhões
Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o encontro deveria discutir a imigração venezuelana no país.
O governo Trump disse que o objetivo da visita é “ressaltar o apoio dos EUA aos venezuelanos” e que vai enviar ao Brasil mais US$ 30 milhões para auxiliar no acolhimento dos imigrantes.
Do Brasil, Pompeo seguiu para Bogotá, na Colômbia. Na visita à América do Sul ele visitou todos os países que fazem fronteira com a Venezuela.
Para aqueles q pensam q falar q maduro é um traficantes d drogas, e isso é um absurdo!!! não se preocupem, MARCOLA em breve será considerado preso político. A diferença entre maduro e Marcola é uma presidência, e o PCC vai ser considerado partido d libertação nacional. Só falta colocar o nome de MARIGUELA.
Os princípios que movem o cerco a Maduro são nobres, contudo a atuação dos EUA no subcontinente lança uma sombra para o futuro: imaginemos um governo democrata comandando o grande irmão do norte, em um futuro talvez não distante, armando uma intervenção sobre a Amazônia brasileira baseado na histeria ambientalista. Pau que bate em Chico…
Bom, se for negociar com imaginação eu também colocaria um monte delas na mesa!
A cituação da Venezuela é real ñ imaginação e requer açôes!
Acho q algo deve ser feito, mas dentro dos princípios democráticos.
Ñ devemos tbem levar ao pé da letra o q falou aos venezuelanos lá presentes …
When tiranny becomes law, rebellion becomes duty.
Nenhum país no mundo a não ser os Estados Unidos da América tem o poder necessário para remover esse genocida que é o Maduro e devolver a dignidade para a Venezuela. Pena que não seja possivel aproveitar a ocasião para fazer uma limpeza na pocilga (“stf”) e no ninho de ratos (“congresso nacional”). Na verdade, é possível na prática mas jamais será feito. Não fizeram até hoje com Cuba, infelizmente.