Variante Delta pode aumentar riscos de reinfecção pela covid-19, diz estudo

Vacinas de RNA mensageiro e vetor viral continuam eficazes contra a cepa
-Publicidade-
Variante Delta: capacidade dos anticorpos de neutralizar a nova cepa chega a ser 11 vezes menor em alguns casos
Variante Delta: capacidade dos anticorpos de neutralizar a nova cepa chega a ser 11 vezes menor em alguns casos | Foto: Gerd Altmann/Divulgação/Pixabay

Um estudo liderado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, afirma que a variante Delta pode aumentar os riscos de reinfecção pelo novo coronavírus. A pesquisa, que contou com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi publicada na revista científica Cell.

De acordo com o estudo, o soro de pessoas previamente infectadas por outras variantes é menos potente contra a Delta (B.1.617). No caso de pacientes expostos à Gama (P.1), identificada originalmente na cidade de Manaus e dominante no Brasil, e à Beta (B.1.351), registrada pela primeira vez na África do Sul, a capacidade de os anticorpos neutralizarem a Delta é 11 vezes menor.

Uma mutação sofrida pelo vírus na proteína spike, a coroa que se liga à célula humana, é a responsável pela redução da eficácia. Na Delta, há maior afinidade com os receptores celulares do que em outras linhagens que circularam no início da pandemia, de acordo com os pesquisadores. Por outro lado, a afinidade da Delta é inferior à verificada em outras “variantes de preocupação”. Alfa, Beta, Gama e Delta são as quatro cepas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica dessa forma.

-Publicidade-

Eficácia das vacinas contra a Delta

A pesquisa também mostra que os imunizantes de RNA mensageiro e vetor viral continuam eficazes contra a infecção pela Delta, mas com redução. No caso da vacina da AstraZeneca, a eficácia é 4,3 vezes menor. No caso da Pfizer, é 2,5 vezes menor. Segundo os pesquisadores, os resultados são semelhantes aos verificados com as variantes Alfa (B.1.1.7), identificada primeiramente no Reino Unido, e Gama (originária do Brasil).

“Parece provável, a partir desses resultados, que as vacinas atuais de RNA e vetor viral fornecerão proteção contra a linhagem B.1.617 (que possui três sublinhagens, incluindo a variante Delta), embora um aumento nas infecções possa ocorrer como resultado da capacidade de neutralização reduzida dos soros”, afirmam os pesquisadores.

Variante Delta

Detectada inicialmente na Índia, a cepa já está presente em 92 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento, foi responsável por duas mortes no Brasil, conforme reportou Oeste.

Leia também: “Grávida é a primeira morte relacionada à variante Delta no Brasil, informa ministério”

Com informações do Estadão Conteúdo

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. Hoje, 30/06, em número total de mortes por Covid-19, o Estado de São Paulo (127.681) ultrapassou a Itália (127.566) em número de mortes.
    Se fosse um país, estaria em 8° lugar.

    Em número de Mortes por Milhão alcançou 2860. Estaria em 4° lugar no ranking, se fosse um país.

    Negar tratamento imediato, gerir um confinamento sem-fim e causador demuota dor, apostar em uma vacina com.baixa eficácia é a marca do Governo do Estado de São Paulo sob Dória!

    De fato, uma vergonha!

    Não tenho dúvida nenhuma de que a gestão da Covid em SP é de total responsabilidade de João Agripino Dória!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site