A missão da Apolo 17 foi a última expedição que levou astronautas para o satélite natural da Terra, em 1972. Desde então não há projetos de fôlego sobre trajes espaciais. Recentemente, no entanto, a Nasa divulgou os novos trajes que os astronautas utilizarão nas próximas missões à Lua. A Axiom Space, empresa responsável pela criação das novas roupas, apresentou os primeiros protótipos na quarta-feira, 15.
A próxima viagem à Lua, a missão Artemis 3, está prevista para 2025, mas o design dos novos trajes da missão já foi divulgado. A roupa recebeu o nome de Axiom Extravehicular Mobility Unit, ou AxEMU. Os trajes têm como inspiração as roupas espaciais que já são usadas pela Nasa, mas com alguns itens adicionais. A Axiom contou com a colaboração de Esther Marquis, figurinista da série “For All Mankind”.
Como são os novos trajes espaciais da Nasa
A empresa, que é uma das primeiras a desenvolver os trajes para a Nasa, também consertou algumas ‘reclamações’ antigas de astronautas, como as limitações de amplitude de movimento. Desse modo, o AxEMU deverá ser mais flexível e confortável para a exploração da paisagem lunar. Bill Nelson, administrador da Nasa, disse: “Através da missão Artemis, a Nasa abre caminho para uma presença lunar sustentável a longo prazo para explorar mais da superfície lunar do que nunca, e se preparar para futuras missões de astronautas a Marte”.
A empresa e a Nasa planejam iniciar os testes com o novo traje em ambiente espacial antes do início da missão Artemis 3. A concorrência com a empresa Collins Aerospace, que também compete por um contrato para desenvolver novos trajes espaciais, pode render saltos qualitativos significativos nas roupas dos astronautas.
Vocês tem absoluta certeza de que o homem já esteve na Lua?