Cerca de 30 pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas ou soterradas no colapso de uma mina ilegal de ouro, nesta quarta-feira, 21, na Venezuela. O acidente ocorreu na cidade de Angostura, no sudeste do país. Estima-se que havia 200 homens no local.
+ Leia mais notícias do Mundo no site da Revista Oeste
O desmoronamento ocorreu em uma mina conhecida como Bulla Loca, no Estado de Bolívar. O local fica a sete horas de barco da cidade mais próxima, La Paragua, onde familiares aguardavam por notícias.
+ Ditadores de Cuba e da Venezuela apoiam Lula em crise com Israel
As autoridades venezuelanas deram relatos conflitantes sobre o número de mortos. O secretário de Segurança Cidadã do Estado de Bolívar, Edgar Colina Reyes, disse que 16 pessoas morreram. Em vídeo, o ditador Nicolás Maduro estimou que 15 perderam a vida, enquanto 11 ficaram feridas.
“Transmito minhas condolências às famílias e a amigos dessas pessoas que infelizmente morreram neste acidente”, disse Maduro na televisão estatal.
Na manhã desta quinta-feira, o prefeito do município de Angostura, Yorgi Arciniega, disse à agência de notícias AFP que cerca de 23 corpos foram resgatados.
+ A chantagem de Maduro a Biden
O vice-ministro da Proteção Civil, Carlos Perez Ampueda, publicou um vídeo do incidente no Twitter/X e referiu-se a um número “massivo”. Ele não forneceu números.