O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, disse que a Justiça emitiu uma ordem de captura contra três ex-deputadas da oposição, no início da semana. O mandato das parlamentares terminou em janeiro de 2021, e ambas se exilaram na Espanha e nos Estados Unidos.
As ex-parlamentares são Dinorah Figuera, Marianela Fernández e Auristela Vásquez. “Nós as processamos e solicitamos os respectivos mandados de prisão”, disse Saab. O regime do ditador Nicolás Maduro conseguiu retomar o controle do Poder Legislativo, em dezembro do ano passado, depois de eleições consideradas suspeitas. A partir daquele mês, a oposição liderada pelo presidente Juan Guaidó passou a ser perseguida.
Acusações contra as ex-deputadas da Venezuela
De acordo com o procurador-geral, as opositoras são acusadas de crimes de “usurpação de funções, traição à pátria, lavagem de capitais e associação criminosa”. O governo venezuelano fez um pedido de “alerta vermelho” à Interpol, em que espera uma colaboração da Espanha e dos Estados Unidos, onde as parlamentares residem. “Vamos ver o que os governos desses países fazem com nossos pedidos”, acrescentou Saab.
O procurador-geral também informou a solicitação para apreensão dos bens e o bloqueio das contas das três ex-deputadas. Além disso, dois mandados de prisão foram solicitados contra José Figueiredo Márquez e Luis Alberto Bustos, nomeados secretário e subsecretário do governo interino, que não reconhecem a legitimidade do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Neste domingo 8, a oposição denunciou uma “perseguição judicial” contra a nova diretoria do Parlamento de 2015, que mantém o controle de alguns ativos do Estado no exterior.
Leia também: “Como se tornar um tirano”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 146 da Revista Oeste
A Venezuela desenvolveu um “know how” bastante eficaz para preservar sua democracia. O mundo ainda tem muito que aprender com o governo venezuelano sobre as diferentes formas e meios de preservar a democracia. Já estão exportando esse “know how” e outros países já estão seguindo a trilha.
Contém ironia.
Essa é a democracia que os idiotas que não gostavam do jeito do Bolsonaro escolheram para o Brasil e é bem provável que em 2026 a eleição terá candidato único.
Esse filme vai ser exibido aqui, esperem para ver a caça …
“Vamos ver o que os governos desses países fazem com nossos pedidos”, acrescentou Saab. Se for impresso em papel bem macio, sabemos direitinho o que farão com eles!
Tenho o desprazer de anunciar que HOJE vencemos o chiqueiro venezuelano e temos mais presos políticos que eles … e viva o galinheiro Brazylis !!!.
Igualzinho o que estamos vivendo aqui.
O STF está transformando o Brasil em Venezuela.
Pffff… hahh!
“O governo venezuelano fez um pedido de “alerta vermelho” à Interpol, em que espera uma colaboração da Espanha e dos Estados Unidos, onde as parlamentares residem.”
Isso é como um bandido assassino dentro de uma cela exigir do xerife que ele prenda alguém lá fora…
Esses esquerdistas são um completo lixo amoral.
Ditadores desesperados são capazes de pedir que o sol nasça no oeste e se ponha no leste… e tem que ser assim, só porque eles querem.
Aguardemos, provavelmente muito em breve teremos coisas bem parecidas por aqui. E se não houver crime explícito que justifique a “captura”, é fácil resolver: inventa-se um crime.
O Brasil e América Latina vão no mesmo caminho
América Latrina, graças aos esquerdinhas.