Em reunião no Palácio Miraflores nesta segunda-feira, 29, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou ao assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, que deve divulgar as atas das eleições em breve. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Maduro justificou o atraso devido a um suposto ataque hacker durante a apuração dos votos, mas prometeu publicar as informações nos próximos dias. A oposição, no entanto, alega que o diplomata aposentado Edmundo González Urrutia venceu as eleições.
De acordo com a reportagem, na conversa com Amorim, que durou cerca de uma hora, Maduro afirmou que a “extrema direita” e os Estados Unidos estão financiando um “golpe” para derrubá-lo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), alinhado ao regime chavista, declarou a reeleição de Maduro para o período de 2025 a 2031. Amorim foi enviado a Caracas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para acompanhar as eleições.
O assessor de Lula também se encontrou com González, que expressou suspeitas de fraude eleitoral. Em uma transmissão ao vivo, Maduro mencionou a reunião com Amorim, com quem se dá bem.
“Eu dizia hoje a Celso Amorim: há um grupo de opositores que quer uma alternativa democrática, com respeito a instituições”, disse Maduro. “Mas esse grupo [oposição] é radical, fascista. Não é uma oposição democrática.”
Eleições na Venezuela levantam suspeita de fraude
A controvérsia em torno das eleições venezuelanas atraiu críticas internacionais sobre a transparência do processo.
María Corina Machado, impedida de concorrer, apoiou González e afirmou possuir atas que comprovam a vitória do ex-diplomata.
Maduro acusou a opositora de estar envolvida no ataque hacker que, segundo ele, ocorreu durante a contagem dos votos.
Leia também: “Conselho Eleitoral da Venezuela acumula histórico de manobras contra a oposição”
Brasil ….. voto impresso já !
Mas que burro, não tinha as atas já prontas antes da eleição para apresentar agora?
Hacker na cédula de papel?
Assim que estiverem prontas, melhor dizendo. As originais terão mesmo destino dos códigos fonte e vídeos do 8 de janeiro no Brasil.
Exatamente. Esse novo escândalo envolvendo ditadores comunistas, deverá respingar nos ditadores progressistas daqui.
Espero que nós, Povo Brasileiro, nos convençamos que só a força das ruas impedirá essa horda de bandidos que se apossou do poder e dos cofres da República.
Estão manipulando as atas, FRAUDE como aqui,
ele fala em divulgar mas não vai.
se divulgar ficará evidente a fraude.
o tal conselho eleitoral é composto de “chavistas históricos” e portanto não vão abrir mão do poder, pois são pau mandado do maduro.
esta resposta do maduro em divulgar as atas cairá no esquecimento em muito breve.
o negócio, daqui por diante, é implantar um forte EMBARGO COMERCIAL, ECONÔMICO, POLÍTICO …. isolando a Venezuela do resto do mundo.
fazer da Venezuela uma CUBA – até perceberem que o maduro não os representa.
O povo venezuelano, que já vive na miséria, será uma pá de cal.
Só vai sair na força bruta.