Nesta quarta-feira, 20, a Justiça dos Estados Unidos (EUA) sentenciou o venezuelano José Ibarra, de 26 anos, à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional. Conforme a decisão, ele assassinou a estudante de enfermagem norte-americana Laken Riley.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O crime, ocorrido no Estado da Geórgia, ganhou destaque nacional e foi frequentemente utilizado por Donald Trump em sua campanha política. O agora presidente eleito dos EUA associou o caso a questões de imigração ilegal e violência.
A Justiça considerou Ibarra, que entrou ilegalmente nos Estados Unidos, culpado por homicídio. Durante o veredito, ele manteve-se sério, enquanto a família da vítima se emocionou.
#LakenRiley’s killer Jose Ibarra found #GUILTY on all 10 counts and sentenced to life in prison.
— Dark Tidings (@unitedtidings) November 20, 2024
Justice served but I think Laken would still be around had it not been for the ridiculous and asinine #openborder policy of the #BidenHarris administration. Too many families have… pic.twitter.com/K9EbassbHB
O crime ocorreu em uma trilha onde Riley corria. Antes de assassiná-la, Ibarra tentou estuprá-la. A acusação apresentou DNA e imagens de câmeras como provas, mas a defesa alegou que as evidências eram circunstanciais, e não comprovavam que Ibarra era o agressor.
Reações ao veredito nos EUA
A família de Laken Riley a descreveu como uma jovem generosa e promissora. O atual presidente Joe Biden mencionou a mulher em discurso, a quem chamou de “inocente morta por um ilegal”. Já Donald Trump usou a rede social Twitter/X para comentar o caso.
Leia também: “A América sempre reage”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste
“Embora a dor e o desgosto durem para sempre, espero que isso possa ajudar a trazer um pouco de paz e encerramento para sua maravilhosa família que lutou por Justiça, e para garantir que outras famílias não tenham de passar pelo que elas passaram”, escreveu Trump.
JUSTICE FOR LAKEN RILEY! The Illegal who killed our beloved Laken Riley was just found GUILTY on all counts for his horrific crimes. Although the pain and heartbreak will last forever, hopefully this can help bring some peace and closure to her wonderful family who fought for…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 20, 2024
“Nós te amamos, Laken, e nossos corações sempre estarão com você. É hora de proteger nossa fronteira e remover esses criminosos e bandidos do nosso país, para que nada assim possa acontecer novamente!”
Nos Estados Unidos não tem saidinha, progressão de pena, etc… Vai apodrecer na cadeia, como todo assassino merece.
Lamentamos que nao foi pena de morte. O povo dos EUA seguira mantendo esse lixo humano para o resto da vida. Esperamos que os proprios presos terminem de fazer a justiça. Um individuo covarde que nao merece nenhuma compaixao.
Não poderia haver destino melhor para esse cafajeste do que a prisão perpétua. Agindo assim em terra dos outros, imagine na dele. Bem feito.