A versão russa do McDonald’s vai reabrir no domingo 12. A nova empresa foi criada depois que a rede de franquias decidiu encerrar as atividades no país. Porém, a companhia não poderá usar o nome, a logomarca nem o cardápio da rede norte-americana de fast-food.
Na data escolhida, é comemorada a Independência da Rússia. Além disso, nesse mesmo dia, o McDonald’s inaugurava a primeira unidade russa, em 1990. O restaurante ficava localizado na Praça Pushkin, em Moscou.
Não há um nome escolhido para a nova marca ainda, apesar do logotipo já estar definido. Um círculo vermelho, simbolizando um hambúrguer, ao lado de duas figuras amarelas inclinadas para remeter a batatas, em um fundo verde.
Fim da operação russa do McDonald’s
Depois de 32 anos de atuação, a operação russa do McDonald’s foi interrompida em maio deste ano, em razão da invasão à Ucrânia feita pela Rússia. De acordo com um comunicado da empresa, a permanência no país não era “mais sustentável nem consistente com os valores” da rede.
Com a medida, 850 restaurantes — responsáveis por 62 mil empregos diretos — foram excluídos da franquia. Porém, Chris Kempczinski, CEO da companhia, disse que procurava um comprador para as instalações, em respeito à “dedicação e à lealdade ao McDonald’s dos funcionários e de centenas de fornecedores russos que tornaram difícil a decisão de sair”.
Venda da rede
Para domingo, está prevista a abertura de mais 15 restaurantes, seguidos de mais 200 até ao fim do mês de junho, escreve o jornal Moscow Times. De acordo com o Público, jornal português, a cadeia de fast-food foi comprada pelo bilionário siberiano da indústria petrolífera Alexander Govor. O empresário se comprometeu a conservar os empregos de todos os 62 mil funcionários por dois anos.
É… vai ser muito dificil colocar um hamburguer entre duas fatias de pão.
Não me lembro da MacDonald ‘s ter abandonado os EUA por causa da invasão do Iraque ou alguma outra retaliação contra israel ,devido ao roubo das terras palestinas…….
McBoris’s?