Duas aeronaves de pequeno porte colidiram durante a realização de uma manobra no ar num show aéreo no sul de Portugal, no domingo 2. A Força Aérea de Portugal informou que ao menos um dos pilotos — espanhol — morreu no acidente.
+ Leia as últimas notícias de Mundo no site da Revista Oeste
“A Força Aérea lamenta informar que por volta de 16h05 (15h05, GMT), no Show Aéreo de Beja, dois aviões foram vítimas de um acidente durante uma demonstração aérea”, informou a corporação, em um comunicado.
A Força Aérea lamenta profundamente comunicar a existência de uma vítima mortal de nacionalidade espanhola, decorrente de um acidente aquando de uma demonstração aérea da patrulha ibérica YAKSTARS, ocorrido no festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, em Beja. pic.twitter.com/SkNkS6TgVq
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) June 2, 2024
As imagens mostram quando um dos aviões perde o controle e deixa a formação com as outras seis aeronaves. Logo depois, ele arremete em direção ao conjunto e se choca contra o grupo.
A aeronave que tentava subir perde o controle e cai no chão. No vídeo, ao longo do horizonte, é possível ver quando ela explode ao tocar o solo. De acordo com banco de dados de segurança de voo Aviation Safety Network consultado pela UK Express, o piloto da outra aeronave conseguiu pousar a alguma distância.
Beja Air Show accident 😨😞 DEP pic.twitter.com/4WrRfoLCeO
— Don Expensive 🇪🇦 ✞ 🐸 (@kar0____) June 2, 2024
As aeronaves foram identificadas como dois Yakovlev Yak-52, modelos de treinamentos acrobáticos com design soviético. Ainda conforme a Força Aérea, serviços de emergência estiveram no local, e o Beja Air Show, evento do qual os pilotos participavam, foi suspenso.
Projeto, não design.