Nesta quarta-feira, 6, a polícia deteve dois ativistas do movimento Just Stop Oil (Apenas Pare com o Petróleo, em tradução livre), em Londres, no Reino Unido. A prisão ocorreu porque eles vandalizaram a Embaixada dos Estados Unidos com tinta spray laranja, depois da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O grupo filmou os indivíduos, identificados como Joseph Aggarwal, de 25 anos, e Jimmy, de 72 anos, durante a ação. Em sua página oficial, compartilhou as imagens tanto do momento do vandalismo quanto da detenção. Confira-as abaixo.
🧯 US EMBASSY PAINTED ORANGE AS WE REJECT FASCISM
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) November 6, 2024
This morning the world wakes to find it has slipped further into fascism as well as climate breakdown. Trump's win puts the lives of ordinary people at risk, everywhere.
Political systems that can be bought by big oil have no… pic.twitter.com/5OuFgH1B70
The two action takers, Joseph Aggarwal and Jimmy, were arrested by armed police after spraying the US embassy.
— Just Stop Oil (@JustStop_Oil) November 6, 2024
Joseph, 25, from London, said:
“Across the western world people can vote for parties that bear more resemblance than difference to one another. No matter who they vote… pic.twitter.com/Vuyo2n7KQV
O movimento Just Stop Oil
Os ativistas se preocupam com a volta de Trump ao poder nos Estados Unidos. No Twitter/X, o grupo afirmou que “a vitória de Trump coloca a vida de pessoas comuns em risco”.
“Nesta manhã, o mundo acorda e descobre que caiu ainda mais no fascismo, assim como no colapso climático”, escreveu. “O único vencedor real da eleição de hoje é o poder corporativo que controla os principais partidos nos EUA e no Reino Unido. Eles continuam a garantir que os interesses da indústria de combustíveis fósseis continuem a ser priorizados em detrimento do bem-estar das pessoas comuns.”
Leia também: “A queda de um império”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 241 da Revista Oeste
O Just Stop Oil é conhecido por protestos de alto impacto no Reino Unido, como interrupções em eventos e vandalização de obras de arte.
Eleição de Trump: vitória em Estados-pêndulo
No sistema eleitoral norte-americano, alguns Estados têm papel desproporcional na decisão das eleições. Eles recebem o nome de Estados-pêndulo e são um pequeno grupo que oscila entre candidatos democratas e republicanos, a depender da eleição.
Neste ano, os Estados-pêndulo foram Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. Donald Trump venceu em todos.
Leia mais: “Gringos já trabalham com o dólar a R$ 6,50”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 241 da Revista Oeste
Uma das características principais de um Estado-pêndulo é sua inclinação política imprevisível. O Estado da Flórida, por exemplo, foi um Estado-pêndulo dos anos 1990 até 2020. No entanto, no atual cenário eleitoral, recebe projeção de maioria republicana.
O que mais bestifica as pessoas, é que esses jumentos, não tiram a palavra democracia da boca!….
Que ridículo! Um homem de 72 anos prestar- se para um ato de vandalismo. Essa cultura woke realmente idiotisou as pessoas.
Dar uma picareta pra eles e mandar quebrar pedra.
Morre todos.
Ativistas idiotizados, ativistas de kool é holaaa …