O Egito iniciou a construção de um muro na fronteira com a Faixa de Gaza, segundo imagens de satélite divulgadas pela Maxar Technologies, nesta sexta-feira, 16. Guindastes e caminhões já estão trabalhando na estrada Sheikh Zuweid-Rafa, a 3,5 quilômetros a oeste da fronteira com Gaza.
+ Leia mais notícias do Mundo no site da Revista Oeste
O governo egípcio não admitiu a construção. No entanto, em 11 de fevereiro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio emitiu uma declaração em que alerta Israel sobre as possíveis consequências de uma ofensiva contra o Hamas na cidade fronteiriça de Rafah.
Leia também: “Lula ataca Israel ao lado de ditador egípcio“
Um ataque na região levaria mais de 1 milhão de palestinos a buscarem refúgio no território egípcio. Isso resultaria numa expansão da crise humanitária no Oriente Médio.
Os sinais de preparativos no lado do Egito na fronteira sugerem que o Cairo está se preparando justamente para esse cenário. Isso ameaçaria o seu acordo de paz de 1979 com Israel, que tem sido um eixo central para a segurança daquela região.
Confira: “Biden em comete mais uma gafe chama líder do Egito de ‘presidente do México'”
Paredes de concreto
As imagens de satélite correspondem a um vídeo divulgado pela Fundação Sinai para os Direitos Humanos, com sede em Londres, no último dia 12. O vídeo mostra um guindaste que levanta paredes de concreto ao longo da estrada.
Essa construção “destina-se a criar uma área isolada e fechada de alta segurança perto das fronteiras com a Faixa de Gaza, em preparação para a recepção de refugiados palestinos no caso de êxodo em massa”, escreveu a instituição.
Assista ao vídeo publicado pela fundação: