Durante a madrugada desta segunda-feira, 2, um incêndio de grandes proporções atingiu a Igreja da Imaculada Conceição em Saint-Omer, na região de Pas-de-Calais, na França. As chamas levaram ao desmoronamento de seu campanário, conforme informou a prefeitura do município.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O incêndio começou por volta das 4h30 (horário local), ainda segundo o comunicado. A atuação de 90 bombeiros permitiu o controle do fogo já na manhã desta segunda-feira, mas o campanário — a torre com sino — da igreja não resistiu e desabou. Veja, abaixo, o vídeo do momento do incêndio que atingiu a Igreja da Imaculada Conceição, na França.
“De fato, é uma grande tragédia para a nossa cidade”, disse o prefeito de Saint-Omer, François Decoster.
Leia também: “Paris é uma festa (estranha)”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 228 da Revista Oeste
Não houve feridos diretos decorrentes das chamas que atingiram a igreja. No entanto, sob condição de precaução, os agentes ordenaram a cerca de 50 moradores que evacuassem casas e construções próximas ao local. Inicialmente adiadas, as aulas de escolas aos arredores receberam permissão para ocorrer.
Incêndio sob controle e investigação aberta na França
O ministro do Interior, Gérald Darmanin, declarou, nas redes sociais, que o incêndio está “sob controle” e confirmou a abertura de uma investigação para determinar a causa exata do incidente.
Leia mais: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste
A igreja, inaugurada em 1859 e restaurada em 2018, tem mobiliário conhecido por sua inspiração neogótica. A unidade de salvaguarda de obras foi acionada, mas, até o momento, nenhuma obra de arte foi encontrada no local.
Leia também: “Incêndios: de quem é a culpa?”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 232 da Revista Oeste