As Forças de Defesa de Israel (FDI) e a Agência de Segurança de Israel (ASI) divulgaram, neste domingo, 19, um vídeo com imagens de um túnel construído pelos terroristas do Hamas, no subsolo do Hospital Shifa, o maior de Gaza.
Segundo as autoridades de Israel, a liberação das imagens por meio das redes sociais das FDI é para não deixar dúvidas sobre o uso de civis como escudos humanos por parte do Hamas.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“Há semanas, temos informado ao mundo sobre o uso cínico pelo Hamas dos residentes de Gaza e dos pacientes do Hospital Shifa como escudos humanos”, disseram as FDI. “Aqui está mais uma prova.”
Os soldados entraram nas galerias estreitas do túnel
Os militares mostram a entrada e o interior da construção subterrânea. O túnel tem 55 metros de comprimento e 10 metros de profundidade, perfurados abaixo do complexo de prédios do hospital.
Leia também: “Israel encontra túnel do Hamas em quarto de criança”
As imagens foram gravadas durante uma operação baseada em inteligência.
Em dois minutos e um segundo de vídeo, sem áudio, os soldados mostram detalhes da construção que servia de abrigo e quartel-general para os terroristas do Hamas.
Embora tenha sido projetado com bastante profundidade e comprimento, o túnel é estreito em largura. As imagens mostram os soldados israelenses percorrendo as galerias escuras.
É possível ver vários mecanismos de defesa. De acordo com o Exército de Israel, isso seria uma tentativa de os terroristas impedirem as FDI de entrarem com as tropas terrestres na construção.
Leia também: “30 prematuros são levados de hospital na Faixa de Gaza para o Egito”
No vídeo, as FDI e a ASI destacam, em inglês, uma porta à prova de explosão (blast door), projetada especialmente para resistir a altos impactos externos.
As imagens também assinalam um orifício de tiro (firing hole), que é buraco feito na estrutura para permitir que armas de fogo sejam disparadas através de paredes, por exemplo.