A Energoatom, empresa estatal de gerenciamento de energia atômica da Ucrânia, informou que um míssil russo passou ‘criticamente’ perto de uma usina nuclear no sul país. A companhia divulgou um vídeo de câmeras de segurança para exibir o incidente.
Segundo a Energoatom, provavelmente o míssil foi disparado na direção de Kiev. O incidente próximo à usina de Pivdennoukrainska, a 350 quilômetros da capital, teria acontecido no domingo, em meio à guerra, que já dura mais de três meses.
“Imagens das câmeras de vigilância da usina nuclear de Pivdennoukrainska registraram um míssil russo voando sobre a usina, às 5h30 de hoje (domingo)”, afirmou a estatal, em comunicado.
“A Rússia continua a ameaçar a segurança das usinas ucranianas e ameaça o mundo com uma nova catástrofe nuclear.”
No domingo, por volta das 6 horas da manhã, cinco explosões foram ouvidas na região de Livyi Bereh, em Kyiv. O prefeito da capital, o ex-boxeador Vitali Klitschko, relatou ataques com mísseis em instalações de infraestrutura em dois distritos da cidade.
Segundo uma equipe da CNN na Ucrânia, no entanto, o míssil flagrado perto da usina estava a caminho da cidade portuária de Mykolaiv, que também esteve sob ataque das tropas russas nas últimas semanas.