Vídeos e fotos mostram casas destruídas depois que um terremoto de magnitude 7.6 atingiu a Península de Noto, na costa oeste do Japão, nesta segunda-feira, 1º. As autoridades japonesas emitiram alertas de tsunami para três cidades. Alguns lugares estão sem energia elétrica.
Uma testemunha que estava na estação ferroviária Kanazawa gravou o vídeo do momento do tremor. É possível ver os passageiros se agachando ou tentando fugir do perigo, enquanto outros se abrigavam dentro do trem.
Outro vídeo mostra galhos de árvores caindo em cima das pessoas que saíram de suas casas para fugir dos desabamentos. É possível ver pessoas caindo enquanto tentavam evitar que fossem atingidas pelas árvores.
O tremor também destruiu rodovias, provocou desmoronamento de edifícios, causou incêndios e interrompeu as comunicações no oeste da ilha principal do país. Mais de 32 mil casas na Província de Ishikawa ficaram sem energia depois do terremoto, de acordo com a companhia de energia elétrica japonesa Hokuriku Electric Power.
A Coreia do Sul e a Rússia também estão em alerta para a possibilidade de tsunamis em parte de suas costas.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O porta-voz do governo do Japão, Hayashi Yoshimasa, disse que as usinas nucleares do país não correm perigo. Em pronunciamento, ele aconselhou as pessoas que estão em áreas de risco de tsunami a evacuarem para locais mais elevados.
Viagens de trem-bala são suspensas
De acordo com o site da operadora ferroviária JR East, alguns serviços de trens-bala foram suspensos. As linhas JR Hokuriku e Joetsu Shinkansen estão paradas. A operadora também informou que há atrasos em outras linhas de trem.
Leia também: “Vídeo: terremoto nas Filipinas gera alerta de ‘tsunami devastador’ na Ásia”