Incidente ocorreu em área de disputa entre os dois países
![vietnã - china - ataque](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/06/vietnã-china-ataque.jpg)
Eis que a China aparece no noticiário internacional para além da pandemia da covid-19. Além de sempre ser mencionado por causa do novo coronavírus, o país comunista é acusado, agora, de ter atacado embarcação de um de seus vizinhos. Ao menos é que garante o governo do Vietnã.
Leia mais: “Possível segunda onda da covid-19 na China deixa economia global em alerta”
De acordo com autoridades vietnamitas, navios chinês atacaram uma embarcação de pescadores. Apesar de o caso ter se tornado público agora, o ataque teria ocorrido na última quarta-feira, 10 de junho, nas proximidades das Ilhas Paracel. A ação, contudo, não teve maiores danos. Isso porque o governo do Vietnã sinaliza que sua embarcação não afundou.
A área de relações internacionais do Vietnã pediu que a China investigasse o caso. Até o momento, contudo, o governo de Pequim não se manifestou, conforme indica a agência de notícias NHK.
Região em disputa
O ataque por parte da China foi em região que tem histórico de disputa entre os dois países. Isso porque o regime comunista de Pequim clama soberania em quase todo o Mar da China Meridional. A saber, as Ilhas Paracel ficam na região. E o governo vietnamita afirma, por sua vez, que o arquipélago é seu por direito.
Ataque em abril
O incidente da última semana não foi, entretanto, o primeiro embate do ano entre as duas nações asiáticas. Em abril, a China já havia atacado outra embarcação do país vizinho. Na ocasião, o alvo acabou por ser abatido e afundado — também na região próxima às Ilhas Paracel.
OESTE PELO MUNDO: Confira os últimos conteúdos publicados sobre a China
EXCLUSIVO PAR ASSINANTES: “Os oportunistas do vírus” | Reportagem de capa da 1ª edição da Revista Oeste
Nao se pide confiar numa ditadura, muito.menos comunista.
Todo ano tem conflito naquela região. O Vietnam não confia em seu poderoso vizinho.