Dados preliminares são de um estudo da Universidade de Turim
Um estudo da Universidade de Turim, na Itália, divulgado nesta quinta-feira, 26, sugere que a vitamina D pode ter um papel importante no tratamento e prevenção da covid-19.
A pesquisa analisou a relação entre a deficiência deste nutriente no corpo e o novo coronavírus.
“Dados preliminares coletados nos últimos dias em Turim indicam que os pacientes com a covid-19 apresentam uma prevalência muita alta de deficiência de vitamina D”, diz o estudo.
Segundo os dois especialistas responsáveis pela pesquisa, a vitamina D tem papel ativo na regulação do sistema imunológico.
Outras evidências indicam que o composto tem um efeito “na redução do risco de infecções respiratórias de origem viral, inclusive na do coronavírus”.
O elemento também teria capacidade de combater danos pulmonares causados por inflamações.
A administração intravenosa da forma ativa da vitamina D, o Calcitriol, também pode ser considerada em pacientes com covid-19.
De acordo com reportagem da agência de notícias Deutsche Welle, na Itália, a falta de vitamina D afeta grande parte dos habitantes, especialmente os mais idosos, cujo país tem a segunda maior população do mundo, depois do Japão.
Engraçado, Brasil tem a maioria das característica para passar por cima desse vírus, mais parece que é o pais que povo está mais em panico.
Faltou dizer que o sol é a nossa maior fonte de vitamina D. Segundo estudos, apenas 15 minutos por dia já repõem a nossa necessidade diária da vitamina D, aumentando a nossa imunidade contra doenças respiratórias que é o que provoca o Covid-19. Em tempos de quarentena, vamos aproveitar e ficar no sol gente.
Otimo comentario…acho que poderia ser mais divulgado nesse momento para a população