Vitamina D pode reduzir risco de contágio por coronavírus

Um estudo da Universidade de Turim, na Itália, divulgado nesta quinta-feira, 26, sugere que a vitamina D pode ter um papel importante no tratamento e prevenção da covid-19. A pesquisa analisou a relação entre a deficiência deste nutriente no corpo e o novo coronavírus.
-Publicidade-

Dados preliminares são de um estudo da Universidade de Turim

Um estudo da Universidade de Turim, na Itália, divulgado nesta quinta-feira, 26, sugere que a vitamina D pode ter um papel importante no tratamento e prevenção da covid-19.

-Publicidade-

A pesquisa analisou a relação entre a deficiência deste nutriente no corpo e o novo coronavírus.

“Dados preliminares coletados nos últimos dias em Turim indicam que os pacientes com a covid-19 apresentam uma prevalência muita alta de deficiência de vitamina D”, diz o estudo.

Segundo os dois especialistas responsáveis pela pesquisa, a vitamina D tem papel ativo na regulação do sistema imunológico.

Outras evidências indicam que o composto tem um efeito “na redução do risco de infecções respiratórias de origem viral, inclusive na do coronavírus”.

O elemento também teria capacidade de combater danos pulmonares causados por inflamações.

A administração intravenosa da forma ativa da vitamina D, o Calcitriol, também pode ser considerada em pacientes com covid-19.

De acordo com reportagem da agência de notícias Deutsche Welle, na Itália, a falta de vitamina D afeta grande parte dos habitantes, especialmente os mais idosos, cujo país tem a segunda maior população do mundo, depois do Japão.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Faltou dizer que o sol é a nossa maior fonte de vitamina D. Segundo estudos, apenas 15 minutos por dia já repõem a nossa necessidade diária da vitamina D, aumentando a nossa imunidade contra doenças respiratórias que é o que provoca o Covid-19. Em tempos de quarentena, vamos aproveitar e ficar no sol gente.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.