Enviado especial de Oeste a Buenos Aires | A Bolsa de Valores de Buenos Aires abriu em forte queda nesta segunda-feira, 23, um dia depois de o candidato peronista Sergio Massa ser o mais bem votado no primeiro turno das eleições presidenciais. O esquerdista vai enfrentar o liberal Javier Milei no segundo turno, a ser realizado em 19 de novembro.
O Merval, principal índice da Bolsa de Valores de Buenos Aires, operava em queda de cerca de 10% por volta das 11h30. Entre as ações que mais estavam caindo está a estatal petrolífera YPF (-11,75%) e o Banco Galiza (-5,70%).
Embora os investidores esperassem que o candidato Milei chegasse ao segundo turno, eles apostavam na disputa contra a candidata de centro-direita Patricia Bullrich, da coalizão Juntos por el Cambio.
Entretanto, o forte desempenho obtido por Massa, que é o atual ministro da Economia, acabou gerando uma forte preocupação entre os investidores por causa da possível continuação das políticas populistas na Argentina.
Massa teve 36,6% dos votos. Milei ficou com pouco mais de 30%. Fora do segundo turno, Bullrich fechou a eleição de domingo com 23,8%.
A força dos peronistas surpreendeu os analistas, mesmo com a pior crise econômica do país em duas décadas, inflação galopante (em mais de 100% ao ano) e peso cada vez mais desvalorizado em relação ao dólar.
Dólar volta a subir mesmo com repressão cambial em Buenos Aires
O dólar, por sua vez, voltou a subir em relação peso argentino nesta segunda-feira, 23. Com o câmbio paralelo do dólar blue que abriu em alta, voltando a superar os 1.050 pesos.
Entretanto, o chamado “criptodólar“, ou seja, a cotação das moedas digitais baseadas em dólares, opera ainda mais em alta, beirando os 1.300 pesos por cada dólar.
Saiba mais: “Eleições na Argentina: Milei fala em ‘acabar com o kirchnerismo’“
A repressão cambial levada adiante pelo governo do presidente Alberto Fernández nas casas de câmbio de Buenos Aires nos últimos dias manteve o câmbio artificialmente mais baixo. Com isso, o dólar blue caiu abaixo dos mil pesos antes das eleições.
As casas de câmbio permanece fechadas em Buenos Aires e em toda a Argentina nesta segunda-feira, voltando a abrir somente na terça 24.
Se esse Massa ganhar essas eleições, adeus Argentina. Aliás, na América do Sul esta difícil um país que tenha uma boa condição politica e econômica. Tomará que eu esteja errado, mas o ano de 2024 para nós brasileiros vai ser bem difícil. Ja não vai ter mais de onde tirar dinheiro para pagar os gastos desse desgoverno brasileiro. Aí meus amigos, é Brasil ladeira abaixo e sai de perto porque o tombo será grande. Será que na Argentina tem ministros que AM por lá????
Nao acredito que o Massa va ganhar, mas depois que o pt entrou na disputa, tudo quanto é tipo de CALHORDICE pode acontecer. Se ganhar, a argentina DESPENCA de vez para o abismo e MERECIDAMENTE.
Basta atravessar a fronteira…
Inflação anual acima de 100% e o atual ministro da Economia recebe a maior votação? Isso não é crível em nenhum país civilizado!
A imbecilidade do ser humano não tem limite, não precisa ir longe.