No meio do pânico, é fundamental saber o que é e o que fazer em uma pandemia.
Com certeza você já está em pânico por causa do anúncio, feito hoje à tarde, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que o contágio do coronavírus foi classificado como uma pandemia.
Mas fique calmo – e por dois motivos.
O primeiro é que, finalmente, explicaremos quais as diferenças entre o que é uma epidemia e o que é uma pandemia; e o segundo é que daremos algumas orientações de como você pode sobreviver a essa doença.
De acordo com a explicação precisa do presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano, em entrevista para o jornal Estado de Minas, “o termo indica que a contaminação por uma doença se tornou global, e afeta um grande número de pessoas ao mesmo tempo, em todos os continentes. ‘É uma universalização da infecção’, define. O médico explica que a pandemia é diferente de epidemia, que se refere a uma contaminação mais localizada e restrita, que se espalha entre um número de pessoas menor, em uma região menor.”
Agora que o bom leitor já compreendeu o que significa uma pandemia, precisamos alertá-lo sobre os modos básicos para se enfrentá-la, em especial quando se trata do coronavírus.
Nesse ponto, quem pode nos ajudar é o cientista e especialista em gestão de risco israelense Yaneer Bar-Yam, que escreve diariamente na sua conta pessoal no Twitter, e avisou ao seu público, desde os primeiros indícios da doença, sobre o fato de que ela não se tratava de um mero evento infeccioso – como, por exemplo, a gripe comum.
Em um pequeno artigo publicado hoje, logo depois do anúncio da OMS, Bar-Yam afirma que a primeira coisa que se deve fazer é criar um espaço de segurança onde um sujeito deve ficar pelo menos com dois metros de distância do outro, além evitar o contato com espaços públicos inseguros (elevadores, metrô, corredores lotados). Em termos de políticas públicas, ele também recomenda o isolamento compulsório de comunidades que possuem alguns membros já diagnosticados com o vírus.
Portanto, leitor, siga os ensinamentos do bom doutor descritos acima e com certeza o seu pânico diminuirá – e o que é hoje uma pandemia será apenas um pesadelo passageiro.