Xangai, centro financeiro da chinês, deu uma ordem para que todos os seus 26 milhões de habitantes passem por mais duas rodadas de testes para covid neste domingo, 03. São cada vez mais visíveis os sinais de que a população não se conforma pelo jeito com que as autoridades da cidade mais populosa da China estão enfrentando um aumento recorde de infecções por coronavírus.
Os moradores foram orientados a fazer o autoteste usando kits de antígenos e relatando quaisquer resultados positivos, conforme informaram funcionários do governo de Xangai, numa entrevista coletiva.
“A principal tarefa é remover completamente os pontos de risco e cortar a cadeia de transmissão, para que possamos parar a propagação da epidemia o mais rápido possível”, disse Wu Qianyu, inspetor da Comissão Municipal de Saúde de Xangai.
Toda a capital financeira da China se encontra confinada, por causa de uma restrição à circulação implantada na segunda-feira, 28. Essa quarentena forçada afetou a vida cotidiana de pessoas e empresas. Profissionais de saúde e voluntários trabalham para testar toda a população.
Alerta contra a covid
Na China o número de casos de covid continua pequeno em comparação com os padrões internacionais. Porém, o aumento de registros em alguns locais, como Xangai, desafia a estratégia adotada pelo país, por enquanto bem-sucedida, de acabar com o vírus por meio de controles rigorosos e testes.
Segundo balanço divulgado neste sábado, 2, pela agência oficial de notícias da China, Xangai registrou 438 casos confirmados da doença e 7.788 casos assintomáticos. A região continental chinesa contabilizou 1.455 novos casos de transmissão local. Além de Xangai, foram notificados 956 casos na Província de Jilin, 11 em Zhejiang e os demais em regiões de nível provincial.
Não vão sossegar enquanto não criarem uma nova variante muito mais agressiva.