O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado, 23, que, se os ucranianos na cidade sitiada de Mariupol forem mortos pelas forças russas, e, se a Rússia organizar pseudo referendos em territórios ocupados, seu governo interromperá as negociações.
Zelensky também reiterou sua disposição de se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin. “Quanto ao tema da reunião com o presidente da Rússia, sim, eu gostaria de começar a finalizar a guerra. Existe uma via diplomática e existe a via militar”. E pontuou que, “qualquer pessoa sã sempre escolhe a via diplomática”.
Relacionadas
“Não há confiança na Rússia. Esses não são sinônimos, são antônimos: Rússia e confiança. Porque eles estão apenas dizendo algo, e suas palavras não coincidem com ações”, disse ele.
Na quinta-feira 21, Putin, declarou que as tropas do país tomaram “com sucesso” o controle de Mariupol, a décima maior cidade da Ucrânia. Ele ordenou, no entanto, que as forças russas parem de tentar invadir a fábrica de aço Azovstal, que ainda está sob controle das forças ucranianas.
É justamente na siderúrgica onde estão cerca de 2 mil combatentes da Ucrânia. Centenas de civis, sem água e comida, também estão abrigados em Azovstal. Mariupol é estratégica, porque, de acordo com Moscou, permite a “junção” entre a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e regiões separatistas pró-russas.
Reportagem da CNN Internacional mostrou o drama de quem está cercado na fábrica. Para mulheres e crianças presas no bunker da siderúrgica Azovstal, a luz do dia é uma raridade. “Quero sair daqui e ver o sol. Estamos aqui há dois meses e quero ver o sol”, disse um menino.
Neste sábado, uma nova tentativa de evacuar civis ucranianos de Mariupol, devastada pela guerra, falhou, disse um assessor do prefeito da cidade. Ele disse que 200 moradores se reuniram para serem evacuados, mas que os militares russos disseram para eles se dispersarem e alertaram sobre um possível bombardeio.
A Rússia e a Ucrânia culparam-se mutuamente pelas repetidas falhas na evacuação de pessoas.
Em um jogo de xadrez o bom enxadrista tomba o rei quando percebe que não terá chance de ganhar poupando assim o VEXAME. Teimosia e ignorância em uma guerra é quase um assassinato.
Até que sem comida, daria para suportar alguns dias, uma semana talvez. Agora, sem água, não dá para aguentar nem dois dias sequer, dependendo do clima até que um dia a mais. Portanto, não acredito que esse pessoal esteja sem água por lá… está chovendo por lá? Há terreno sendo descongelado? Isso daí já ajuda um pouco.