O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, viajará neste sábado 10 a Buenos Aires para assistir à posse do presidente eleito Javier Milei, conforme informou o jornal La Nación.
Leia mais: “Quem é Javier Milei, o novo presidente da Argentina”
O presidente ucraniano, chefe da resistência de seu país desde a invasão da Federação Russa ordenada pelo presidente Vladimir Putin, já tem entrevistas agendadas com alguns outros presidentes, que também chegarão à Argentina neste fim de semana.
Três dias depois da vitória de Milei, segundo o La Nación, ele conversou com Zelensky por telefone.
“Acabei de falar com o presidente eleito da Argentina @JMilei para agradecer-lhe por sua posição clara”, publicou Zelensky no Twitter. “Sem contrapesos entre o bem e o mal. Simplesmente apoio claro à Ucrânia. Isto é notado e apreciado pelos ucranianos”, completou o presidente, referindo-se à defesa contínua da posição da Ucrânia, pelo presidente eleito, na guerra ucraniana com a Rússia do presidente Putin.
Leia mais: “‘Volta Bolsonaro’: rumo à Argentina, ex-presidente é ovacionado por passageiros do mesmo voo”
Zelensky, na ida à Argentina, vai manter a proposta feita para Milei, de organizar uma cúpula, entre a América Latina e a Ucrânia, como forma de se manifestar a seu favor no conflito com a Rússia.
Presenças confirmadas
Ao La Nación, o governo Zelensky e fontes da sua representação na Argentina não confirmaram oficialmente a visita, por razões de segurança.
O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), já na Argentina para a posse, teve reunião de 30 minutos com Milei nesta sexta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Confirmaram presença na posse os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou; do Paraguai, Santiago Peña; do Equador, Daniel Noboa; do Chile, Gabriel Boric; e da Hungria, Viktor Orban.
Também estará o rei Felipe VI de Espanha, bem como ministros e embaixadores estrangeiros. Zelensky tem encontro marcado com vários destes líderes.
Por Israel, virá o ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen. Representará o Reino Unido o britânico David Rutley, ministro responsável pelas Américas e com categoria de vice-chanceler.