O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o país está pronto para começar uma contraofensiva e recuperar os territórios que estão sob o controle da Rússia. A declaração aconteceu durante uma entrevista ao Wall Street Journal, publicada neste sábado, 3.
“Não sei quanto tempo vai demorar”, explicou. “Para ser honesto, pode acontecer de várias maneiras completamente diferentes. Mas vamos fazer isso e estamos prontos.”
O ato está sendo anunciado há algumas semanas por Zelensky. O intuito é mudar os rumos da guerra iniciada pela Rússia, que já dura 15 meses. Os russos dominam parte do território ucraniano nas regiões leste, sul e sudeste do país.
Em maio deste ano, Zelensky disse que esperava a chegada de carros blindados para iniciar a operação com foco na recuperação de territórios.
O presidente ucraniano ainda viajou por diversos países da Europa e participou da cúpula do G7, no Japão, buscando auxílio militar.
Leia também: “A guerra da Ucrânia faz trágico aniversário”, artigo de Flávio Morgenstern para a Edição 153 da Revista Oeste.
Viva Ucrânia !
Vocês vão recuperar tudo, pela graça de Deus.