Até a tarde desta terça-feira, 14, 24 senadores assinaram o pedido para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a fim de apurar os atos de ação e omissão que resultaram na depredação da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2022.
A proposta é de autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE) e precisa das assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores.
“Não há dúvidas que houve depredação do patrimônio público, o que é inadmissível em um Estado Democrático de Direito, e todos os envolvidos, sejam eles extremistas, sejam infiltrados, devem, rigorosamente, ser identificados e punidos na forma da lei”, argumentou Fernandes, no texto da CPMI. “Contudo, ainda pairam no ar as incertezas acerca do ocorrido e quem de fato o planejou, o executou e se omitiu, quando por força legal deveria ter agido.”
Confira a lista dos senadores que assinaram a CPMI:
- Zequinha Marinho (PL-PA);
- Rogério Marinho (PL-RN);
- Magno Malta (PL-ES);
- Wellington Fagundes (PL-MT);
- Izalci Lucas (PSDB-DF);
- Mecias de Jesus (Republicanos-RR);
- Eduardo Girão (Novo-CE);
- Plínio Valério (PSDB-AM);
- Esperidião Amin (PP-SC);
- Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
- Alan Rick (União Brasil-AC);
- Carlos Portinho (PL-RJ);
- Marcos Pontes (PL-SP);
- Jorge Seif (PL-SC);
- Hamilton Mourão (Republicanos-RS);
- Jaime Bagattoli (PL-SC);
- Damares Alves (Republicanos-DF);
- Luís Carlos Heinze (PP-RS)
- Eduardo Gomes (PL-TO);
- Ciro Nogueira (PP-PI);
- Styvenson Valentim (Podemos-RN);
- Wilder Morais (PL-GO);
- Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG);
- Tereza Cristina (PP-MS)
Para o deputado, a instauração da CPMI ajudaria na apuração e na individualização da conduta das quase 2 mil pessoas, que foram presas por, supostamente, estar envolvidas nos atos de vandalismo. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, até o momento, cerca de 900 pessoas estão presas nas cadeias federais do distrito.
Relacionadas
Além disso, conforme Oeste noticiou, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou avisos diários ao governo do DF e ao ministro Flávio Dino, da Justiça, informando sobre os riscos de vandalismo que a Praça dos Três Poderes corria.
“Em razão dos acontecimentos, bem como seus respectivos desdobramentos, esperávamos mais transparência e maiores esclarecimentos por parte das investigações, o que não aconteceu”, defendeu Fernandes.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
A Senadora Tereza Cristina assinou.
Cadê a assinatura de Carlos Viana. Ele colocou um post no instagram dizendo que assinou.
Café Sergio Moro, cadê Flávio Arns e Oriovisto esses 3 são do Paraná. Sendo esse Flávio e Oriovisto meus votos, diga se de passagem, joguei meus votos no lixo. Eles não assinam nada que é a favor do povo. Não adianta a gente mandar e-mail ou Twitter.
Cadê a assinatura do senador Sergio Moro?!
Sou de São Paulo. Oi Mara Gabrilli, atenda seus eleitores, cpi já. Substituto do falecido Major Olímpio, por onde andas?
Só o senador Marcos Pontes representou os seus eleitores de SP.
Se faltam 3 assinaturas no Senado, poderíamos cobrar os seguintes senadores: Alessandro Vieira (PSDB-SE), Dr. Hiran (PP-RR), Eduardo Girão (NOVO-CE), Fernando Dueire (MDB-PE), Ivete da Silveira (MDB-SC), Jayme Campos (UNIÃO-MS), Laércio Oliveira (PP-SE), Marcos do Val (PODEMOS-ES), Romário (PL-RJ), Sérgio Moro (UNIÃO-SC) e Soraya Thronicke (UNIÃO-MS). Apesar de toda a controvérsia envolvendo Do Val, Romário e Soraya cobrá-los ainda é uma opção.
Também são opções: Carlos Viana (PODEMOS-MG), Dr. Samuel Araújo (PSD-RO), Lucas Barreto (PSD-AP), Margareth Buzetti (PSD-MT) e Nelsinho Trad (PSD-MS).
Onde estão os defensores da democracia? Aqueles que acusam os golpistas de tentarem dar um golpe de estado depredando os prédios públicos? Não estão interessados em descobrir quem são os responsáveis, ou já sabem que foram os infiltrados que depredaram os prédios públicos?
De que adianta, se o número necessário é 27?
Emesmo que se consiga esse quorum resta saber se o CANALHA Pacheco vai instaurar.
Cadê a senadora Tereza Cristina e o Sérgio Moro?
Ainda assim não é suficiente. O quorum é 27.
Tereza Cristina assinou !
De 81 senadores ,24 são a favor da CPMI , aritmética fácil,casa de maus costumes,uma casa de massagem serve melhor ao público,!