Depois do tombo que sofreu na disputa com o Supremo Tribunal Federal (STF) para manter as emendas de relator — apelidadas de Orçamento secreto para atingir Jair Bolsonaro —, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a contar votos “no varejo” para sua reeleição. Até o fim de semana, sua vitória era dada como certa, e ele próprio negociava espaço na Esplanada dos Ministérios com Lula.
Lira saiu enfraquecido do episódio do STF, mas engana-se quem afirma que sua candidatura subiu no telhado — ainda é o favorito do “centrão”. Segundo aliados que estiveram nas reuniões de ontem, depois do voto do ministro Ricardo Lewandowski, ele identificou um jogo orquestrado para tentar derrubá-lo. Além do próprio PT, atuaram pesado o presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE), que quer a cadeira de Lira, e o senador Renan Calheiros (MDB), seu inimigo no Estado. Bivar ofereceu o apoio da bancada do UB e alinhamento ao Palácio do Planalto à frente da Câmara.
Não causará surpresa na Casa se Bivar ou um nome do MDB ligado a Renan surgir nos próximos dias como candidato.
Outra leitura do xadrez na Câmara é que, sem o poder de barganha das emendas e o supertrunfo da PEC da Gastança, Lira não conta mais com o apoio integral das bancadas dos partidos, mas, sim, com o varejo. Uma estratégia será procurar os deputados diplomados ontem que assumirão o primeiro mandato — a Casa terá renovação de 40%. Como moeda em troca de apoio, vale tudo: desde ajuda para conseguir cargos em comissões temáticas até gabinetes em melhor estado de conservação.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Quer me parecer que a maioria dos homens do atual congresso resolveram ser eunucos. Passam também a impressão de que incorporaram as práticas da profissão mais antiga do mundo normalmente reservada as mulheres .Homens fracos criam tempos difíceis.
O pt é uma organização criminosa baseada na tradição em trair seus apoiadores, como a Simone estepe, o Ciro onde? ( pois sumiu!), o Lira ( Uber) , o Pachequinho, o Alkmin ( garçom de luxo) entre outros como o Cabral o liberto, Heloisa Helena. O partido dos traíras, um exemplo de falta de ética de falta de moral.
O Lula quer um aliado dele e de Renan Calheiros, jamais apoiaria a reeleição de Lira!
Soh vejo frouxos e covardes nos representando
MANÉ É UM PETISTA COM O SINAL TROCADO. DEU PARA ENTENDER, MANÉS?
Um pais shit hole, temos 3 presidentes, um eleito pelo povo, e 2 eleitos, supostamente pelos representantes do povo e, que achavam que mandavam mais do que aquele eleito pelo povo, agora quem manda mesmo é quem não recebeu voto nenhum, o cabeça de glande. Brava gente brasileira, o câncer que se instalou no pais só pode ser removido por um procedimento invasivo, e, o do dono desse instrumento, as FA’s, está com o rabinho entre as pernas.
Olhem só a cara desse OTÁRIO!
Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder…
Sentiu agora que a pimenta não arde só nos olhos dos outros
Vamos combinar,o tombo não foi no Lira.Foi no parlamento que,se tivesse vergonha na cara,unir-se-ia para dar o troco e frear as investidas totalitárias do STF.Para isso bastaria derrubar a pec da “transação tenebrosa.” O impasse estaria criado e o governo do descondenado sairia da zona de conforto.Mas isso não vai acontecer, porque o parlamento brasileiro,salvo uns 3 ou 4, é o maior reduto de picaretas e cafajestes da face da terra.E isso inclui também os que estão chegando,com raríssimas exceções.
Quem trair vai perder TUDO
À direita veio PRA FICAR….
Não voltará mais pra caverna..
E quem quer ser governador perfeito senador
Saíra do união Brasil PSL PDC caso seus dirigentes forcem a barra pra dar votos ao ladrãozinho corrupto
Morra lula ladrãozinho MORRA!
Infelizmente o eleito será qualquer porcaria que o centrão colocar. Será isso ou alguém fortemente ligado à esquerda, o que seria um desastre ainda maior.
Lira será expurgado e Bolsonaro indicará outra pessoa de sua confiança, pois esse já mostrou ao que veio. Dança conforme a música e queremos alguém que siga as leis e não aos conchavos políticos.
Um bando de vagabundos, todos precisam cair!
Mal foi anunciado o “resultado” do pleito, Lira correu abanando o rabo para o “vencedor”. Esse sujeito… Aliás, os pretensos candidatos à presidência da Câmara até agora não são muito diferentes dele. Parecem até pior. Que os próximos e novos deputados sejam menos covardes que os atuais e elejam alguém que preste.