A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou seu perfil no Twitter/X nesta semana para criticar um editorial do jornal O Globo. O artigo atribuiu à sigla e a Lula a responsabilidade pela instabilidade fiscal do Brasil e da alta do dólar.
“Quem desafia a lógica, os fatos e a verdade é o editorial do Globo, ao tentar lançar sobre o presidente Lula e o PT a responsabilidade pelo ataque especulativo ao real”, disse Gleisi. “Qual é a lógica de fixar as maiores taxas de juros do planeta, na contramão das maiores economias do mundo, com base apenas em ‘expectativas inflacionárias’ e não na realidade de um IPCA que é praticamente igual ao do ano passado?”
A presidente alegou que a “inflação está sob controle e caiu” no governo Lula. “A inflação está sob controle e caiu neste governo. Descontroladas são as tais expectativas, que não servem de termômetro para a economia real, porque são contaminadas pela febre da especulação”, declarou.
A parlamentar ainda alegou que a gestão petista teria herdado “uma lambança fiscal” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. “Uma gastança de mais de R$ 300 bilhões para tentar ganhar as eleições, depois de ter arruinado políticas públicas consistentes e sustentáveis”, falou.
Gleisi diz que governo “fortalece a regra fiscal”
A petista Gleisi Hoffmann também falou sobre o pacote de corte de gastos enviado pela equipe econômica de Lula — que foi aprovado pelo Congresso Nacional nesta sexta-feira, 20, e agora vai à sanção presidencial.
“As medidas que o governo enviou ao Congresso fortalecem a regra fiscal e vão conter o crescimento de despesas em diversos setores. Exceto na conta de juros da dívida, que o BC está ampliando de maneira irresponsável, sabotando por antecipação o equilíbrio fiscal que exige do governo, de forma totalmente indevida, em sua última ata”, declarou.
A deputada ainda disse que, “ao contrário do que pretende O Globo, o resultado objetivo da ‘autonomia’ do BC, foi a politização radical da autoridade monetária” e que Lula foi “forçado a conviver com um BC nomeado pela atual oposição, que manteve uma linha diametralmente oposta à do governo eleito”.
Além de ganhar o quadro desta semana, a deputada Gleisi Hoffmann leva o pole position por dois anos consecutivos. Ainda nesta última edição de A Frase Mais Ridícula da Semana, também temos o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli como o ganhador do troféu Geraldo Alckmin de 2024.
Em julgamento do Marco Civil da Internet, o magistrado comparou as redes sociais a uma ferrovia, ao dizer que tratam-se de “uma via de comunicação”. Na mesma sessão, Toffoli citou o cantor Milton Nascimento. Mais recentemente, o ministro cantou a música Pela Internet de Gilberto Gil: “Criar meu web site. Fazer minha homepage. Com quantos gigabytes. Se faz uma jangada e um barco que veleje”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O que causou a alta da inflação é o governo corrupto. O mercado se protege como pode.
A Amante está desesperada…
Só podia ser desta analfabeta funcional.
Se ela continuar assim, vai passar facilmente o Bolsonaro, até porque ele está acuado e acovardado pelas besteiras que fez.
Tem sempre um fanfarrão. Ela é a bola da vez!
Esse e o espelho dos representantes do povo brasileiro, com pouca cultura e com muita ignorância. Triste, muito triste! 😢😖😡😭
A Gleise e o Toffoli estão necessitando de ir ao psiquiatra, já estão causando medo á população estando soltos.Já é caso de manicômio judiciário.
Ela se droga. Não é possível. Ela não faz suas compras em supermercados e paga suas contas no final do mês? E o problema não é apenas nas esferas doméstica, mas escandalosamente na estratégia econômica. Em dois anos e o PT não fez nada pelo desenvolvimento econômico do Brasil. Só anunciou uma paranóia de que estava sofrendo um golpe que na verdade é expressão de insatisfação de muitos na população e liberdade de expressão é intolerável por um partido com idéias marxistas.
Só uma grande chance das urnas de 22 haverem sido fraudadas que explica esse caos de hoje.
É um deboche à nossa inteligência .
Seu maior objetivo é superar Dilma Roussef seja na quantidade de asneiras seja na quantidade de mentiras. Do jeito que fala asneira vai acabar conseguindo.
O Haddad, que fez dois anos de economia e ainda afirmou que “colou” para passar, sempre mereceu a alcunha de “economista de merda”. Vem agora essa mula, que entende de economia tanto quanto eu entendo de física quântica, querer justificar as babaquices de sempre. Mula de verdade.