O advogado Walfrido Warde — amigo do deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) — ofereceu um jantar para homenagear Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Globo, o encontro aconteceu na casa do advogado, na primeira semana de abril.
Warde é autor da ação que tenta acabar com os acordos de leniência da Operação Lava Jato e dono de um dos escritórios de advocacia mais prósperos de São Paulo. O amigo de Boulos hospedou Cabral no hotel de luxo Rosewood.
Condenado a mais de 400 anos de prisão, Cabral saiu da cadeia em dezembro de 2022, para ficar em prisão domiciliar. Em fevereiro deste ano, ele foi liberado da reclusão domiciliar mediante ao uso de tornozeleira eletrônica.
Segundo a Lava Jato, o ex-governador criou um esquema de cobrança de 5% de propina do valor de obras do Estado, como o Arco Metropolitano, o PAC das Favelas e a reforma do Maracanã para a Copa de 2014.
Sérgio Cabral era um dos últimos detidos da operação que continuava preso. Os demais conseguiram benefícios depois de o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz da Lava Jato, ser considerado parcial pelo Supremo Tribunal Federal.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O Brasil caminha alegremente para o abismo. Ao menos o vermelho do abismo combina com as cores do inferno.