A Associação de Juristas Conservadores (Abrajuc) vai homenagear o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um jantar na cidade do Rio de Janeiro, na quinta-feira 24.
Cerca de 30 pessoas estarão no evento, entre elas, Messod Azulay, do Superior Tribunal de Justiça, e presidentes de tribunais do Estado.
Em dezembro de 2021, o Senado aprovou a indicação de Mendonça para o STF, escolhido pelo então presidente Jair Bolsonaro, por ser “terrivelmente evangélico”.
Além de cristão, Mendonça é pastor da Igreja Presbiteriana.
André Mendonça livra Zambelli do banco dos réus
Seguindo Nunes Marques, André Mendonça votou para livrar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) do banco dos réus, por porte de arma e constrangimento ilegais. A maioria do STF, contudo, derrotou a dupla de ministros. Carla entrou na mira do STF depois de uma confusão em São Paulo.
Mendonça entendeu que o STF é incompetente para tratar do caso. “A discussão não girou em torno de suas ações pela condição de deputada, nem sobre sua eleição como parlamentar”, observou Mendonça. “Tratava-se do segundo turno das eleições. A denunciada se encontrava em momento de lazer, saindo de um restaurante com o filho e o segurança particular. Não estava em compromisso de campanha, reunião de trabalho, saindo ou chegando de comício, ou qualquer evento do gênero, tampouco dando entrevista ou explicando propostas a correligionários, ou possíveis eleitores”, disse Mendonça, que não entrou no mérito do suposto crime cometido por Carla.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 173 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].