Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Skyward Kick Productions/Shutterstock
Edição 173

Esquecidos no cárcere

Uma carta revela com exclusividade o inferno vivido pelos presos políticos do 8 de janeiro: homens e mulheres que continuam atrás das grades mesmo sem ter cometido crime algum

Cristyan Costa
-

“A Natália, com um bebê de apenas dois aninhos, não escutou a primeira palavra dita pelo filho. Ela agora teme ser esquecida.” Natália Fonseca, de 38 anos, é uma das 64 mulheres que estiveram presas na penitenciária Colmeia, em Brasília, a mando de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Todas são acusadas de ter participado dos atos de vandalismo do 8 de janeiro. Nenhuma sabe quanto tempo permanecerá vivendo no inferno. 

O drama de Natália está descrito numa carta enviada de dentro do cárcere com as histórias de 16 presas. São mães, mulheres e avós que pagam por crimes que não cometeram. Paulista de São José do Rio Preto, Natália, por exemplo, conta que se refugiou no Palácio do Planalto para escapar das bombas de efeito moral jogadas durante o quebra-quebra. Foi presa pela polícia na sede do Executivo com centenas de outras pessoas. 

A paulista Alethea Soares, de 49 anos, perdeu os últimos aniversários dos filhos. Aos 11 anos, o filho de Viviane Câmara começou um tratamento psicológico para lidar com a ausência da mãe. Os filhos de Alessandra, com 3 e 8 anos, tiveram certeza de que ela e o marido, também preso no 8 de janeiro, estavam mortos. 

Ana Flávia Rosa engorda a lista de mães cujo cordão umbilical foi cortado pela segunda vez. Ela não viu o ingresso do filho de seis anos no ensino fundamental. Antes de ser detida no Congresso Nacional, a mulher de 35 anos cuidava da creche Vovó Luzimar, em Brasília, com cerca de 80 crianças. O futuro deles e da associação sem fins lucrativos é tão incerto quanto o de Ana Flávia. A escolinha dependia 100% de doações obtidas pelo trabalho dela. Agora, as atividades estão suspensas.

Capa da Revista Oeste, edição 151. Publicada no dia 10 de fevereiro de 2023 | Foto: Shutterstock
Mais inocentes no purgatório

As celas escuras e apertadas da Colmeia regadas a banho frio e comida de péssima qualidade são ainda palco para o drama de mulheres mais velhas, com comorbidades. Iraci Nagoshi é uma delas. Aos 70 anos, a professora de português e diretora aposentada apresenta sinais de depressão e crises de ansiedade sempre que pensa na família e nos netos. Um dia antes do 8 de janeiro, a paulista de São Caetano do Sul pegou um ônibus e viajou a Brasília com um grupo de pessoas. No dia do protesto, ela estava na Praça dos Três Poderes. O advogado Jaysson França, que defende Iraci, diz que ela entrou no Palácio do Planalto para se refugiar das granadas de fumaça que a polícia jogou para dispersar os manifestantes.

Crisleide Ramos, de 29 anos, não consegue receber os medicamentos adequados nem informações precisas sobre a mãe, que luta contra um câncer

“A família está preocupada com o estado de saúde de Iraci, por causa de uma série de comorbidades que ela tem”, afirmou o advogado. “Iraci sofre de diabetes, hipertireoidismo e dislipidemia. Nem sequer fizeram os exames médicos que solicitamos.” França conta que sua cliente só começou a receber os remédios para diabetes há um mês, depois de muita insistência. Newton, o filho mais velho de Iraci, luta contra um câncer desde 2019. “Mesmo assim, não há previsão de soltura”, observou França. “Mantê-la presa é desnecessário. Mulheres detidas em situação semelhante conseguiram sair.”

O quadro de saúde de Iraci preocupa tanto quanto o de Dirce Rogerio, de 56 anos, que sofre de pressão alta. Catarinense de Rio do Sul, ela precisou de atendimento médico urgente quando soube que a filha estava numa unidade de terapia intensiva. Com problemas cardíacos, Crisleide Ramos, de 29 anos, não consegue receber os medicamentos adequados nem informações precisas sobre a mãe, que luta contra um câncer.

Colmeia: Penitenciária Feminina do Distrito Federal | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Há prisioneiros do 8 de janeiro com diversas doenças. Jean de Brito da Silva, de 27 anos, por exemplo, tem autismo. Preso na Papuda, ele não tem a menor consciência do motivo da sua prisão. Silva chegou a Brasília depois de embarcar num ônibus com manifestantes contrários a Lula. Seu objetivo era “protestar contra o aborto”. O comboio saiu de Juara, no interior de Mato Grosso. Os pais, que não sabiam da viagem de Silva, descobriram o que aconteceu depois que ele estava preso. O filho foi pego pela polícia perto do Palácio do Planalto, enquanto tentava ajudar mulheres que fugiam das bombas de efeito moral.

Os parentes de Silva são catadores de material reciclado e recebem informações do filho por meio dos advogados Robson Dias e Silvia Giraldelli, que atuam de forma voluntária. A situação financeira da família nunca permitiu que ele recebesse o tratamento adequado para a doença. A defesa conta que tem sido responsável por levar até ele mantimentos e produtos de higiene. Como Silva tem dificuldade para se expressar, a defesa não sabe ao certo como é a cela onde ele está. Relatos de presos que saíram, contudo, falam em superlotação. “Quando conversamos, ele pede para voltar para casa”, contou Silvia. “Diz sentir saudades da família.”

As condições precárias dos presos do 8 de janeiro também fazem parte da realidade do cacique Serere, detido por ordem do STF antes mesmo das manifestações na Praça dos Três Poderes. O indígena de 42 anos foi parar atrás das grades em dezembro de 2022, por supostamente liderar “atos antidemocráticos” em protesto contra a eleição do presidente Lula. A prisão temporária, que deveria durar dez dias, completou sete meses nesta semana. Isso porque, com o fim do prazo estabelecido pela lei, Moraes agiu de ofício e renovou a prisão sem consultar o Ministério Público Federal ou outras autoridades. Em março, Lindora Araújo, vice-procuradora-geral da República e responsável pelo requerimento de prisão do indígena ao STF, reiterou um pedido de soltura a Moraes, mas ainda não teve resposta.

Barroso Serere
O cacique Serere Xavante, durante uma manifestação contra Lula | Foto: Reprodução

Ignorar pedidos da defesa de presos tem sido um comportamento padrão do STF, o que levou advogados a denunciar a postura dos ministros. Segundo a advogada Ana Caroline Sibut, que atende 16 detidos no 8 de janeiro, o Supremo tem violado uma série de prerrogativas desde o início das prisões. As sustentações orais, por exemplo, que deveriam ter sido presenciais no plenário da Corte e com duração de 15 minutos para cada advogado, ocorreram de forma virtual e foram mais curtas. Os advogados tiveram de gravar vídeos de até dez minutos e enviá-los a um sistema eletrônico do STF, sem poder ficar cara a cara com os juízes, como estabelece a lei.

Segundo Ana Caroline, meia hora depois de postar sua sustentação oral, veio a decisão do relator, Alexandre de Moraes, tornando rés dezenas de manifestantes, que foram julgados em “lotes”. O voto do ministro tinha uma série de argumentos genéricos. “É matematicamente impossível decidir tão rápido, ainda mais com a quantidade expressiva de sustentações orais de advogados para apreciar”, observou Ana. “A impressão que tenho é de que meu trabalho nem sequer foi analisado.”

Carta das manifestantes presas by Cristyan Costa on Scribd

Prisioneiros do medo

Duas mulheres que têm suas histórias relatadas na carta das presas da Colmeia, escrita entre maio e junho deste ano, já deixaram a penitenciária. Alessandra Rondon e Jacira Silva agora fazem parte de outra categoria de brasileiros: os prisioneiros do medo. Nessa classe enquadra-se o jornalista M.V., preso na Papuda por 70 dias, que prefere não se identificar. Atualmente, ele usa tornozeleira eletrônica e cumpre outras restrições que o impedem, por exemplo, de usar redes sociais. “Só posso circular entre 6 horas e 19 horas, de segunda a sexta-feira”, contou. “No fim de semana, fico trancado em casa. Não posso sair nem no portão. Não consigo trabalhar. Tento me virar com home office, e retomar o trabalho de assessoria de imprensa. Estou há 90 dias com a minha vida estagnada.”

Mesmo fora das grades, ele não esqueceu os momentos que passou detido. Depois de registrar os protestos na Praça dos Três Poderes na intenção de escrever um livro, M.V. voltou ao Quartel General de Brasília para descansar. Ele foi detido no dia seguinte com os demais acampados no local e transferido com eles para a Papuda. “Acabei sofrendo na pele as injustiças que estamos observando no país”, disse, ao garantir que não entrou em nenhum prédio público durante o protesto. 

Por dois meses, M.V. dividiu com outras 22 pessoas uma cela com capacidade para sete detentos, tomou banhos frios e comeu alimentos de má qualidade, com cheiro ruim, larvas e até cacos de vidro — a carta das presas da Colmeia relata situação semelhante. Durante o tempo que ficou preso, não pôde ir ao velório da mãe. “Ela tinha certa idade”, afirmou. “Ao saber que eu estava preso, adoeceu e morreu. Meu pai faleceu depois de um mês que fui solto.”

Outra carta que vazou da Papuda revela que a situação não mudou para os homens que lá permanecem. Redigida no mesmo período que a enviada pelas mulheres, o documento relata condições de vida sub-humanas no presídio masculino. Os detentos fazem um apelo aos parlamentares de direita: “Libertem os patriotas, antes que seja tarde demais”. 


Com reportagem de Paula Leal

Leia também “É ditadura mesmo!”

58 comentários
  1. Iraci Ferreira Silveira
    Iraci Ferreira Silveira

    Que todos os países do mundo saibam dessa história negra imposta pelo tribunal brasileiro

  2. Manoela Machado
    Manoela Machado

    Meu Deus ! Que tristeza !! O que fazer …?

  3. Rosana Vargas
    Rosana Vargas

    Muitos brasileiros ainda estão anestesiados pelo choque e pelo medo de tudo que aconteceu em nosso País após o 8 de Janeiro. Mas, o efeito anestésico vai passar e, ao retornarem da anestesia, os brasileiros vão reagir e lembrar que são eles que detém a força.

  4. Washington Almeida Paula
    Washington Almeida Paula

    Acabei de assinar o melhor conteúdo de informações

  5. Aderbal A C Bernardes
    Aderbal A C Bernardes

    irão morrer lá. Não existe possibilidade de se livrar do crime de “ atos anti democráticos” .

  6. Jucelino Luz
    Jucelino Luz

    De tão triste essa história, chega a ser inacreditável. A leitura dessa matéria me fez sentir uma dor profunda acompanhada de revolta e desespero. Sinto muito mesmo pela angústia desses brasileiros e seus familiares.

  7. Anderson Fernando da Silva
    Anderson Fernando da Silva

    Como nesse país o tratamento justo, digno e atencioso só é dado aos reais bandidos, como latrocinas, traficantes, estupradores, assassinos, ladrões e toda a estirpe de delinquentes. Já estive a serviço em presídio de segurança máxima e a comida era terceirizada, de primeira, não repetia a mistura porque senão teria rebelião dos vagabundos. Todos eles com advogados constituídos, pagos ou da defensoria pública, com todos seus direitos de contraditório e ampla defesa garantidos. Agora patriotas estão detidos por vaidade de membros de uma judiciário pautado em ideologia progressista. O que mais dói é ter uma mídia cúmplice, desonesta intelectualmente e vendida por “30 moedas de prata”. A cada dia um novo golpe é dado contra a democracia, e por aqueles que deveriam impedir tal transtorno. Se não tiver uma reação, uma mudança urgente de visão de mundo, esse país sucumbirá.

  8. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Chocante a carta escrita que consta no texto. Agora não consegui baixar, como faço?

  9. Enio Lourenco
    Enio Lourenco

    Aos justos de coração, que por sua coragem estão sendo punidos sem amparo das leis dos homens, envio umildemente esta oração: Ángele Dei, qui custos es mei, me, tibi commíssum pietáte supérna, illúmina, custódi, rege et gubérna. Amen.

  10. Lenita
    Lenita

    Desejo, do fundo do coração, que verdadeira Justiça recaia impiedosa sobre os abutres de toga, responsáveis por esta ignomínia.

  11. gelsi poletto
    gelsi poletto

    Já chorei muito desde o dia em que foram presos. Nosso Brasil foi apunhalado pela injustiça. Não sei como posso ajudar. Sei que as famílias estão em extrema necessidade. Que possamos fazer uma grande corrente e ajudar a todos. Ninguém merece esse sofrimento

    1. WALTER RODAMILANS FILHO
      WALTER RODAMILANS FILHO

      Concordo!

  12. Marco Aurélio Oliveira De Farias
    Marco Aurélio Oliveira De Farias

    André do Rap: Justiça devolve bens ao traficante.
    Pelo visto, nossa justiça trata melhor narcotraficantes…

  13. ALEXANDRE VERCEZE NETO
    ALEXANDRE VERCEZE NETO

    Temos que passar a chamar a atenção Mundialmente para este Campo de concentração de presos políticos, pelo nome do seu equivalente histórico.. O GULAG BRASILEIRO . Um vergonha, uma arbitrariedade que a grande imprensa finge não existir.

  14. Euza silveira s. Costa
    Euza silveira s. Costa

    E muito difícil ate pra ler estes relatos, imagina viver a tal situação, eu espero que Deus tenha misericórdia de cada uma destas pessoas e dos aeus familiares.

  15. CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA
    CÉSAR AUGUSTO LUIZ PEREIRA DA SILVA

    Ao contrário de inúmeros criminosos, condenados em duas instâncias do Judiciário que foram soltos pelo STF, estas vítimas da truculência ditatorial e totalitária da Suprema Corte, não cometeram crimes, não têm um processo legal transcorrendo, mas foram presas e torturadas pelo nazifascista psicopata Alexandre de Moraes, homem desprezível que se considera acima de tudo e de todos, acima do bem e do mal e, especialmente, acima de Deus.

  16. Antonio Farias de Oliveia
    Antonio Farias de Oliveia

    Do grego “tyrannus” que significa líder ilegítimo. Poder suberano usurpado e ilegal. Um dia, essa conrta deve ser paga!

  17. Léa Mari bazzo
    Léa Mari bazzo

    O que penso e o que a maioria de pessoas que lutam pela liberdade pensa. Uma vergonha para o Brasil . A imprensa suja e este desgoverno juntamente com a esquerda deveriam se envergonhar, estamos em uma ditadura da toga onde uma pessoa monstruosa como Moraes manda e desmanda no país, Moraes e um ditador. Hipocrita ditador

  18. Luis Eduardo Pinheiro Lima
    Luis Eduardo Pinheiro Lima

    O que mais causa estarrecimento é ter diversos artigos da Constituição não respeitados por este pária da sociedade intitulado “Ministro” Alexandre de Morais e membros do STF, e juízes tanto civis quanto militares e membros do Congresso, NADA FAZEREM. Será que estão todos com medo de processos a eles existentes no Supremo ou foram comprados?

  19. Contratudoisto
    Contratudoisto

    Não precisamos ficar demonstrando doenças e problemas das pessoas encarceradas. Seus direitos estão acima disto. Nossa ” justiça” está podre e o cidadão brasileiro viu a verdadeira cara das polícias deste país. Estamos entregues à própria sorte e vamos padecer nas mãos de bandidos “do morro” ou de bandidos concursados/ eleitos/ empossados. Acabou.

  20. Oldair Dorigon Bianco
    Oldair Dorigon Bianco

    Espero que todos os envolvidos, anotem os nomes dessa turminha que colocou eles lá! Pode passar 10, 20 anos…

  21. Erico Rocha de Olivira
    Erico Rocha de Olivira

    Os ministros do STF são pessoas más.

  22. marcos de bem guazzelli
    marcos de bem guazzelli

    Bolsonaro nunca deu um pio em favor dessa gente.

  23. Roosevelt Ferreira de Oliveira
    Roosevelt Ferreira de Oliveira

    Os prisioneiros do 8 de janeiro e a A Suprema Inquisição!

  24. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Como pode um homem desconsiderar leis e instituições do país pra cometer crimes sem precedentes no estamento público. Pode isso Arnaldo?

  25. Berman
    Berman

    A conta para o stf está só aumentando
    Um dia há de ser paga

  26. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    Alexandre imoral a sua colheita virá um dia e não vai demorar.

  27. Aline Nizer Lederer
    Aline Nizer Lederer

    Excelente reportagem, cada pessoa presa guardará eternamente essa tristeza da justiça brasileira, seus filhos e netos.

  28. Maria Inês Vieira Pinto Coelho
    Maria Inês Vieira Pinto Coelho

    O que esses ministros fizeram e fazem é crime, é usurpação de poder, é crueldade, aí está o verdadeiro golpe! O que provocou as manifestações pacíficas em frente aos quartéis, diga se de passagem, foi a falta de confiança na lisura das eleições com urnas inauditáveis (onde está o código fonte?). Desde quando é proibido duvidar, desde quando é proibido pensar, proibido falar? Quanto a quebradeira todos sabem que é o modus operandi da esquerda e seus black blocks! Vamos nos perguntar quem ganhou com a destruição do nosso patrimônio público!

  29. Sos
    Sos

    Infelizmente estamos em plena ditadura comunista e a oposição não é gente e nem bicho. Não se aplicarão as leis para ninguém que seja oposição. Serão milhões de presos políticos e daqui a pouco tempo começarão a matar líderes da oposição. Ditadura comunista é isto. Os comunistas já assassinaram mais de 10 milhões de pessoas. Aqui é só o começo.

  30. Jotapê
    Jotapê

    Não sinto vergonha por erros de ninguém. Sinto muita raiva por tudo isso que está acontecendo com essas pessoas que foram presas por capricho e vingança indiscriminada daquele que se imagino mais corajoso, atrevido e sem limites. Também não costumo jogar questões humanas para que Deus resolva. Creio que nós temos a responsabilidade de dar um basta na justiça quando ela passa a ser injusta.

  31. Jocelio de Abreu e Silva
    Jocelio de Abreu e Silva

    Eu espero em nome de JESUS que as pessoas responsáveis por essa INJUSTIÇA e as 3 pessoas ( Câmara , senado e Exército) que poderiam RESOLVER esta INJUSTIÇA, tenham uma vida longa e de ótima saúde,para q a mão do justo DEUS possa cair tremendamente sobre suas cabeças e todas as suas gerações. Que Deus fortaleça aos presos políticos e seus familiares. TENHAM FÉ, DEUS VÊ TUDO!!!!!

  32. Carlos André Ramos Borges
    Carlos André Ramos Borges

    Estamos em uma sociedade que boa parte dela vira as costas para estes presos políticos e enaltece burocratas autoritários em seus atos ilegais, corruptos e comunistas. Não temos como dar certo como país com esta parte da população que temos.

  33. Rui Licinio Filho
    Rui Licinio Filho

    Én isso que dá quando nos deixamos ficar sujeitos as sandices de um psicopata!

  34. MNJM
    MNJM

    Parabéns Christyan . Revoltante ler esses relatos, Moraes ser desprezível tem muito o que acertar com a Justiça divina, tarda mais nunca falha.
    CADÊ o Congresso para expor mundo a fora as arbitrariedades desse tirano? Pacheco o serviçal e capacho do STF, não faz i seu papel de colocar os militantes políticos togados no seu devido lugar. País dos absurdos.

  35. Giovani Santos Quintana
    Giovani Santos Quintana

    Alexandre de Moraes tem uma conta muito alta a acertar com o Criador…o que essas pessoas estão passando será fichinha perto do que esse monstro terá de enfrentar. Vida longa aos injustiçados, e o contrário ao maldito ditador de toga.

  36. Ivahyr Luiz de Campos
    Ivahyr Luiz de Campos

    Aí está uma grande causa para que manifestações voltem a acorrer no país. Prisões, além de ilegais, duradouras, um absurdo.

  37. Stella Maria Souza de Oliveira
    Stella Maria Souza de Oliveira

    A que ponto chegamos! Tantas violações aos direitos humanos! Lembro sempre da mulher de Sérgio Cabral que foi solta por ter filhos menores. Falta quanto pra chegarmos ao patamar daVenezuela? Já temos inúmeros presos políticos, ditadura da toga, censura, oposição cassada e/ou inelegível… Quem ainda não tem um plano B, é bom se apressar.

  38. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Bom eu já falei noutro espaço. Mas sem passar pela aprovação da população e do congresso já foi intalada a prisão perpétua e a pena de morte no Brasil. Pessoas ficam presas doentes, velhos e incapazes. Com falta de medicamentos e assistência médica são fadados a morrer na prisão.

  39. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Que estranho prazer é esse dessas autoridades autoritárias que se dizem democráticas? Que instintos primitivos são esses? Que ódio extremo é esse?
    Aonde estão os “democratas” FHC, JEREISSATI, SERRA, DÓRIA, ALCKIMIN que equivocadamente admirei no meu passado tucano. Gente sem caráter.

  40. Weslley Marcelo Massako Negre
    Weslley Marcelo Massako Negre

    Enquanto isso, traficantes, assassinos, corruptos, todos em liberdade.

  41. Cassiano Moreira Machado
    Cassiano Moreira Machado

    Vocês estão confundindo. Essas pessoas não foram presas. Elas foram sequestradas.

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      … por integrantes das outrora veneradas Forças Armadas!

  42. Marconi Santos
    Marconi Santos

    Ditadura? A gente vê por aqui. Será que apenas uma pessoa, que não teve nenhum voto, pode subjugar uma nação inteira, inclusive aqueles que receberam os votos da população brasileira? Alguem pode nos salvar?

  43. Frederico Oliveira dos Santos Melo
    Frederico Oliveira dos Santos Melo

    Simplesmente revoltante e frustrante a situação. Não temos a quem recorrer!

  44. Silas Veloso
    Silas Veloso

    É revoltante! Toda essa opressão e desprezo humanitário levantam nossa ira

  45. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    As dores físicas e psicológicas sofridas por todas as protagonistas dessa reportagem mostram a todos nós brasileiros que existem campos de tortura, onde a injustiça reina em sua mais plena indignidade. Suas vidas foram ceifadas e marcadas para sempre.

  46. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    Muito bem “Moleque” Cristyan Costa!
    Parabéns pela cobertura incansável dessa injustiça jamais vista aqui nesse País. Você nos enche de orgulho e de certeza que não é só de “narrativas” de Bibelôs mal formados que nos deparamos, ainda bem.
    Então, a palavra é REVOLTA! Como uma pessoa detentora de prerrogativas magistrais, operadora do Direito pode conceber uma situação assim tão desumana, degradante, sem nenhum direito e muito menos tratamento dignos?
    E o que é pior, foram ludibriados na saída, covardes que são. Foi dito a eles que iriam ser levados para os seus respectivos Ônibus para retornarem para suas Casas.
    A tristeza nos abate e incomoda com essas histórias. Mas irão pagar tim, tim por tim, tim por essas atrocidadades.

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Célio, temos a resposta: o ódio ao capitão; a revanche personificada naqueles que justificadamente o veneram por suas qualidades.

  47. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Essa montruosidade ocorrida no Brasil caberia em qq ditadura no mundo.

  48. Dirceu Gabriel Merlin
    Dirceu Gabriel Merlin

    Que tristeza! a que ponto chegamos e quando isso vai terminar? É revoltante que instituições como OAB, CNBB, CONGRESSO NACIONAL (seus presidentes), não se manifestam sobre a situação dessas prisões, enquanto larápios e traficantes estão soltos por aí.

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      … livres, leves, soltos, e recebendo as “merecidas”reparações pecuniárias!

  49. Carlos Eduardo F. Rezende
    Carlos Eduardo F. Rezende

    Inimaginável essa situação no Brasil. Algo tem de ser feito imediatamente. Não podemos ter pessoas com essa índole torturando a população de duzentos milhões de brasileiros.

  50. CARLOS BRASILIANO DA SILVA
    CARLOS BRASILIANO DA SILVA

    Somente uma certeza tenho, Alexandre de Moraes terá muito problema daqui a alguns tempos, pois está colecionando milhares de obsessores e esses com certeza irão perturba-lo, e se arrependerá muito do sofrimento que está imputando aos seus irmãos, pois todos somos irmãos, teremos futuramente muita piedade, não dos que hoje sofrem, mas daquele que tando sofrimento lhes causaram. No mundo há injustiça, mas jamais injustiçados, e todos que hoje estão tendo a sua liberdade tolhida, espero que a aceite sem rebeldia, pois somente o conhecimentos das existências passadas podem explicar o inexplicável de hoje.

  51. CARMENCITA S DE BARROS
    CARMENCITA S DE BARROS

    É lamentável, desumano e completamente imoral as atitudes tomadas pelo AM. Onde estão as ONGS de direitos humanos? Onde está o Conselho de Magistratura, que não se posiciona contra os desmandos de homem abominável?

  52. Joaquim Días do Nascimento Júnior
    Joaquim Días do Nascimento Júnior

    O que temos aqui é simplesmente autoritarismo e não é produzido por um ou outro ministro, mas por um sistema que garante a este ou aquele ministro impunidade pelos delitos que comete contra a Constituição e as Leis em vigor, pelo desrespeito às garantias fundamentais do cidadão. Atualmente os valores estão completamente relativizados, dependem de que “lado do balcão” você está. Há autoridades comportando-se como pitbull, quando seu adestrador ameaça solta-lo sobre quem dele discorda.

  53. La-hur Souza Marques
    La-hur Souza Marques

    iNFELIZMENTE, PARA A DESGRAÇA DE NOSSO PAÍS, O SISTEMA OBTEVE SUA VITÓRIA PLANEJADA E XECUTADA. OS BRASILEIROS SÃO INDOLENTES MENTAIS GRAÇAS À SISTEMÁTICA DOUTRINAÇÃO DE DUAS GERAÇÕES. QUANDO ACORDAREM, SE ACORDAREM, ESTARÃO AMORDAÇADOS E SUBJUGADOS PELO COMUNISMO.

  54. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Originária da Grécia antiga em 510 a.C. a forma de governo demokacia, demo= povo, kracia= governo, iniciada por Solon e implantada por Clítenes, considerado o pai da democracia, é sem dúvida a melhor forma de governo que conhecemos desde então.
    O que vemos hoje no Brasil não é apenas uma violência contra a democracia, mas às suas próprias instituições.
    Ou restabelecemos a ordem política e social com as instituições assumindo seus papeis constitucionais ou fatalmente continuaremos a caminho do caos com resultados catastróficos para todos.
    #Não ao Brasil socialista/comunista e os desmandos das castas que pretendem tomar o país para si.

Anterior:
‘Não existe um padrão de beleza’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 173
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.